A fundadora e presidente do Instituto Nelson Wilians (INW), Anne Wilians, foi destaque no Observatório do Terceiro Setor com um artigo que aborda os desafios estruturais do acesso à Justiça no Brasil.
A partir da provocação feita pelo ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, durante aula inaugural na PUC-SP — “Justiça para quem?” — Anne reflete sobre as desigualdades históricas que impedem milhões de brasileiros de exercer plenamente seus direitos.
No texto, ela defende que o acesso à Justiça precisa ser efetivo, indo além da previsão legal. Para isso, destaca a importância da atuação do Terceiro Setor, da articulação com o Estado e da promoção da cultura da legalidade como caminho para garantir cidadania plena.
Anne também apresenta a experiência do Instituto Nelson Wilians, por meio de iniciativas como os mutirões jurídicos e projetos de educação em direitos, como exemplos concretos de como transformar o direito previsto em direito vivido.
Saiba mais
Leia o artigo completo publicado no Observatório do Terceiro Setor: Justiça para quem?
