Perguntas Frequentes (FAQ)

Aqui você encontrará respostas para as dúvidas mais comuns sobre o Instituto Nelson Wilians. Caso não encontre a resposta desejada, fale com a gente.
Mande um e-mail para: contato@inw.org.br

SOBRE O INSTITUTO NELSON WILIANS

Promover o empoderamento social e a emancipação humana por meio de programas e iniciativas focados em Educação e Direito, fortalecendo o exercício da cidadania, a democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais.

Ser um instituto que cria e democratiza oportunidades e conhecimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, colaborando com a garantia dos direitos de todos os cidadãos, por meio da diversidade e da inclusão, e de projetos que fortaleçam o exercício da cidadania.

Trabalhamos com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e juventudes e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Instituto Nelson Wilians é parte do investimento social da Nelson Wilians Advogados (NWADV) e da Nelson Wilians Group (NWGroup). Dessa forma, nossa única fonte de recurso são os aportes de investimento financeiro do NWADV e NWGroup.

A responsabilidade social faz parte da estratégia de empresas que visam contribuir com a diminuição de problemas sociais que afetam o desenvolvimento do país e do mundo. A Nelson Wilians Advogados e a Nelson Wilians Group possuem como investimento social o Instituto Nelson Wilians. Ao longo de sua existência, o Instituto Nelson Wilians promove programas de impacto social, buscando promover Educação e Direito para alcançar a justiça social e democratizar oportunidades. A atuação do INW se dá hoje por meio de quatro frentes principais: acesso à justiça, educação para cidadania, inclusão produtiva e voluntariado.

O QUE O INW FAZ?

Todos os recursos recebidos pelo INW são 100% destinados para o desenvolvimento e a implementação dos nossos projetos.

Por meio do Relatório de Impacto Social do INW lançado, anualmente, em todas as mídias sociais. Além disso, também é possível acompanhar o balanço da edição de cada projeto através das redes sociais do INW.

A NWADV e NWGroup são mantenedoras do INW, responsáveis por investir e impulsionar o impacto social dos projetos, além de conectar o instituto com um time de voluntários(as) competentes e qualificados da comunidade NW.

O INW não é aberto para a visitação. A comunidade NW pode conhecer melhor o Instituto por meio da participação em nossos projetos aplicados em suas respectivas filiais. Caso faça parte da comunidade NW e deseje conhecer nossa estrutura e conversar pessoalmente com um membro do time INW, poderá enviar um e-mail se apresentando e solicitando a visita pelo e-mail: contato@inw.org.br.

Não arrecadamos bens materiais ou perecíveis. Campanhas desse caráter são realizadas apenas pontualmente, mas não estão oficialmente dentro da atuação do INW.

NOSSOS PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL

O projeto Compartilhando Direito fortalece a educação para a cidadania por meio do Edital INW, que oferece incentivo financeiro para organizações da sociedade civil formarem multiplicadores e replicarem a metodologia de educação para a cidadania construída pelo INW para juventudes de todo país. A trilha formativa do Compartilhando Direito aborda conteúdos relacionados à cidadania ativa, direito das mulheres e diversidade étnico-racial — com abordagem focada em como relacionar essas questões com a vivência do público-alvo do projeto.

O Potencialize oportuniza uma capacitação em Negociação, alinhando uma formação em habilidades para a vida profissional com o desenvolvimento de um currículo de capacitação na área de Negociação, correspondendo à uma demanda de mercado existente em diversas regiões do País e promovendo e a inclusão produtiva de jovens inseridos em contexto de vulnerabilidade socioeconômica.

O Edital INW tem como objetivo apoiar técnica e financeiramente, projetos de organizações sociais que implementam projetos de educação com foco na inclusão produtiva de juventudes no período de um ano. Por meio dele as organizações sociais recebem mais dois projetos: o Potencialize e o Compartilhando Direito.

O Mutirão Jurídico tem como objetivo democratizar, fortalecer e ampliar o acesso à justiça por meio de assessoria jurídica consultiva gratuita, para pessoas inseridas em contexto de vulnerabilidade socioeconômica. Por intermédio do projeto, queremos que as pessoas conheçam sobre seus direitos, se reconheçam e se fortaleçam enquanto cidadãs e recebam direcionamento jurídico qualificado para buscarem encaminhamentos para suas demandas. Para sua implementação, contamos com a atuação voluntária de advogados(as) da comunidade NW.

No momento, apenas pessoas que fazem parte da comunidade NW podem participar do projeto como voluntário. Assim que tivermos experiências abertas para quem quiser se voluntariar, avisaremos por aqui! Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@inw.org.br.

O Líderes Que Inspiram conecta jovens atendidos por organizações sociais com membros e lideranças da comunidade NW para que, por meio do intercâmbio de experiências profissionais e educacionais, sejam inspirados a enxergar novas perspectivas e possibilidades de desenvolvimento educacional e profissional.

O Pro Bono NW é um projeto de assessoria jurídica consultiva gratuita para organizações sociais de todo o país, que são selecionadas mediante um edital. A iniciativa oferece capacitação especializada em Terceiro Setor e assessoria jurídica para as demandas de estruturação jurídica

Com duração prevista de 6 anos, o projeto viabiliza o financiamento integral da graduação do curso de Direito a uma jovem da periferia da cidade de Poá-SP, fruto de uma parceria do INW com a Gerando Falcões. O também contribui para a inclusão produtiva da jovem beneficiada, uma vez que ela também foi contratada como Assistente Jurídica na NWADV.

A iniciativa de formação, capacitação, mobilização e defesa (advocacy) da UNESCO e do INW, visa, a partir de uma abordagem inédita baseada na Educação para a Cidadania Global (ECG), a ampliação do senso crítico sobre o Estado de direito, com ações diversas que promovem a cultura da legalidade e a equidade de gênero junto às juventudes, às meninas e mulheres, e aos migrantes e refugiados.

COMO POSSO AJUDAR NO INW?

Você pode entrar em contato pelo e-mail:contato@inw.org.br

Todos da comunidade podem participar do programa de voluntariado desenvolvido pelo INW. A agenda é disponibilizada pontualmente pelos meios de comunicação internos ou em cada filial, de acordo com a demanda.

Atualmente é permitida a participação somente de colaboradores da comunidade NW.

Para ser voluntário no INW, adotamos os seguintes princípios e requisitos, com o objetivo de promover uma experiência de voluntariado significativa e alinhada com nossa missão de democratizar oportunidade através da Educação e Direito:

  • Ser da comunidade NW: No momento, somente pessoas da comunidade NW (INW, NWADV e NWGROUP), podem se inscrever para serem voluntárias do Instituto Nelson Wilians;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Compromisso com a missão e valores do INW: Os voluntários devem estar comprometidos com a missão, visão e valores do INW. É essencial que compartilhem do propósito de promover a cultura da legalidade, a educação e a defesa dos direitos, demonstrando interesse e engajamento nessas áreas;
  • Idoneidade e ética: Esperamos que os voluntários atuem de forma ética, agindo de maneira íntegra e respeitando a legislação e os direitos humanos em todas as suas ações;
  • Disponibilidade de tempo: Para que o voluntariado seja efetivo e contribua de maneira significativa, é importante que os voluntários tenham disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades designadas;
  • Trabalho em equipe e colaboração: O trabalho voluntário aqui no INW é realizado em equipe, de forma colaborativa e participativa. Esperamos que os voluntários demonstrem habilidades de comunicação eficaz, respeito às opiniões dos outros, capacidade de trabalhar em conjunto e de contribuir de forma construtiva para o alcance dos objetivos comuns.

Todas as filiais são estimuladas a acompanhar a agenda do INW através dos nossos canais de comunicação interna ou de acordo com a sugestão da Equipe INW.

Você pode ter acesso aos registros das ações que são divulgados em nossos canais de comunicação ou, então, realizar um contato direto com as organizações sociais por meio do nosso programa de voluntariado e contribuir transformando vidas.

Você pode ajudar compartilhando conhecimento e informações que são disponibilizadas diariamente em nossas mídias sociais.

Não. No momento, contamos apenas com apoio financeiro da NWADV e NWGroup.

A execução dos projetos acontece ao longo de todo o ano, exceto no mês de janeiro, quando as organizações sociais geralmente estão em recesso.

A execução dos projetos do INW acontece em todos os estados brasileiros, de acordo com uma agenda alinhada em cada filial do NWADV e NW Group e com as organizações sociais parceiras. Para saber mais, acompanhe nossos canais de comunicação internos.