INW realiza Mutirão Jurídico em Pernambuco

  • Categoria do post:Institucional

O Instituto Nelson Wilians (INW) realizará no próximo dia 3 de dezembro uma nova edição do projeto Mutirão Jurídico, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife.

Das 9h às 13h, advogados, advogadas e bacharéis em Direito, das filiais de Pernambuco, Paraíba e do Amazonas do Nelson Wilians Advogados (NWADV), estarão no Centro Educacional Dom Bosco (Oratório Dom Bosco). A finalidade é fornecer gratuitamente à comunidade local informações e direcionamento jurídico em diversas áreas do Direito: Família, Penal, do Consumidor, Trabalhista, entre outras. Basta ir ao Oratório para tirar dúvidas.

“Sabemos que, na prática, as limitações econômicas e socioculturais impedem que uma grande parcela da população tenha acesso à justiça de forma igualitária”, explica a advogada Laiza Botelho, do NWADV PE e voluntária no projeto. “O Mutirão Jurídico é um mecanismo fundamental de pleno exercício da cidadania, quando se propõe a construir uma ponte de acesso, fornecendo aos assistidos informações e direcionamento em linguagem acessível.”

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), demonstrou que os dez estados com menores índices de acesso à justiça estão na região Norte e Nordeste do país.

De acordo com Anne Wilians, presidente do INW, o projeto foi idealizado com o propósito de chegar a pessoas inseridas em contexto de vulnerabilidade socioeconômica, atendidas por organizações sociais parceiras do Instituto. “Possibilitar acesso à justiça é garantir direitos constitucionais que não chegam à realidade desses brasileiros. E para transformar essa realidade é preciso lançar mão de uma infinidade de ferramentas. Nesse contexto, o Mutirão Jurídico cumpre um importante papel para a mitigação das desigualdades e para a democratização de direitos”, complementa Anne.

O Instituto Nelson Wilians

O Instituto Nelson Wilians, concebido em março de 2017, é uma organização social sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais. O Instituto tem como público-alvo as juventudes e as mulheres. Braço de investimento social do Nelson Wilians Advogados e do Nelson Wilians Group, em cinco anos de fundação o INW já impactou mais de 60 mil pessoas diretamente e outras 100 mil pessoas indiretamente, por meio de projetos próprios ou apoiando instituições sociais parceiras de todo o país.