“Compartilhando Direito” chega ao 8º encontro de 2019

O “Compartilhando Direito” é o programa de voluntariado do INW em parceria com o NWADV, uma rica oportunidade de troca em que funcionários e associados levam às organizações parcerias e seus públicos informação e conhecimento sobre o Direito. Por outro lado, o voluntário se aprofunda sobre o contexto no qual as organizações e seus atendidos estão inseridos, tornando-se um cidadão e um profissional mais consciente e engajado na busca pela transformação das diversidades socioeconômicas.

A primeira turma foi realizada em 2018 e, até outubro de 2019, foi possível chegar ao 8º encontro e atender 05 Organizações da Sociedade Civil (OSC) parcerias do instituto. Os principais temas abordados são: Direito da Mulher, Direito do Trabalho, Direito da Família e Acesso à Justiça. A partir de demanda trazida pela própria OSC, os voluntários e o INW constroem o plano de ação na forma de palestra, rodas de conversa, workshop, dentre outros, para que presencialmente compartilhem as informações à organização e seus públicos, que podem ser funcionários, atendidos ou toda comunidade.

“O voluntariado é uma troca, pois compartilhamos experiências de vida e trocamos conhecimento. Ninguém sai da mesma forma que chegou. A recompensa vem de diversas maneiras: um sorriso, um relato de fatos que deixou a pessoa feliz, um simples desabafo que nos coloca como ouvintes, um abraço, e a possibilidade de valorizar mais as experiências da vida” conta um dos 39 profissionais do NWADV que voluntariaram junto ao INW em 2019. Até outubro, 1.292 pessoas foram diretamente impactadas pela iniciativa.

O profissional voluntário pode se cadastrar para as atividades semestralmente, quando o INW envia formulário de inscrição. A data e horário dos encontros são pré-definidos conforme disponibilidade dos voluntários e da organização. Mesmo que os temas abordados sejam da área do Direito, profissionais internos de outras áreas também podem se voluntariar. Para 2019 ainda temos mais duas ações do “Compartilhando Direito” com organizações sociais parceiras.

Assim, o INW reforça seu compromisso de estabelecer parcerias com organizações de reconhecida seriedade e de promover uma rede de pessoas empoderadas e responsáveis pelo meio em que vivem, reivindicando o cumprimento de leis e políticas públicas, ampliando o acesso aos seus direitos e, dessa forma, mitigando as desigualdades sociais a partir do conhecimento.

Tags: