Edital INW impacta 695 pessoas em 2022

  • Categoria do post:Institucional

O Instituto Nelson Wilians (INW) atua com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o Brasil para contribuir com a democratização e geração de oportunidades. Desde 2021, os Editais INW investem em propostas de impacto social para impulsionar a educação e inclusão produtiva.

O Edital INW surge a partir da disposição do Instituto em atuar com organizações já existentes e com trabalhos reconhecidos e legitimados na sociedade civil. O edital potencializa, com aporte financeiro, projetos de OSCs focados na preparação para o mundo do trabalho e desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, com ações de educação inclusiva, equitativa e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Neste ano, o projeto beneficiou 695 jovens, de 15 a 29 anos, diretamente ligados à 5 OSCs de diferentes regiões do país, sendo elas: Feira Grande – AL, Recife – PE, Mauriti – Ceará, Jaboatão dos Guararapes – PE e Bacabal – Maranhão. As OSCs que foram comtempladas pelo Edital INW 2022, atuam para a mitigação das desigualdades, impactando diretamente mulheres, juventudes e suas famílias, apoiando-os para exercer plenamente sua cidadania, desenvolver suas potencialidades e propiciando capacitação para inclusão produtiva.

Conheça os projetos das OSCs do Edital INW 2022:

Associação de Jovens Produtores Indígenas Tingui Botó – Curso de Formação para a Juventude Tingui Botó: Artesanato e Agricultura Tradicional

O projeto implementou o primeiro curso profissionalizante para jovens da comunidade de Tingui Botó. 20 jovens foram beneficiados com as oficinas de Artesanato e de Agricultura Tradicional, proporcionando aos jovens capacitações técnicas e ferramentas de resgate e valorização étnica e cultural do povo Tingui Botó. No curso de Agricultura Tradicional todos os alimentos plantados foram colhidos e destinados para os jovens do projeto e suas famílias, desta forma, o projeto também auxiliou na garantia da segurança alimentar da comunidade. Além disso, destaca-se que o projeto também foi mecanismo importante para promoção da cidadania e organizou a emissão de RG e Título de Eleitor para os jovens participantes.

Escola Dom Bosco – Jovens Imprimindo Seu Futuro

O projeto implementou um curso profissionalizante na área gráfica para jovens de Recife – PE. 120 jovens foram beneficiados com os três cursos ofertados: Acabamento Gráfico, Impressão Gráfica e Arte Finalização, proporcionando aos jovens capacitações técnicas gratuitas e de qualidade, que aumentaram as perspectivas profissionais e socioeconômicas dos jovens. Além das atividades de capacitação profissional, foram realizados encontros com as famílias, onde foi possível fortalecer os laços familiares através do diálogo e realizar atendimento socioassistencial às famílias participantes do projeto. 16% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho através do projeto.

Amigos do Bem – Juventude, Educação e Primeiro Emprego: construindo um projeto de vida em Mauriti (CE)

O projeto implementou cursos profissionalizantes na área de Informática e Culinária para jovens de Mauriti, município no sertão do Ceará. 100 jovens foram beneficiados com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e profissionais, impulsionar a busca pelo primeiro emprego e dar suporte para o aprendizado do ensino básico, combatendo a defasagem de ensino ocasionada pelo período de isolamento social. O projeto buscou desenvolver os alunos através do conteúdo das aulas das oficinas profissionalizantes com foco nas competências socioemocionais e na preparação para o mercado de trabalho. Ao longo do projeto também foram realizadas palestras nas temáticas de Tecnologia e Mercado de Trabalho, Rotina e Responsabilidade de Estudos e O que é ser programador e o que é programar.

Centro Educacional Dom Bosco – Administração, Cultura, Cidadania e Paz

O projeto implementou um curso profissionalizante de Assistente Administrativo para jovens de Jaboatão dos Guararapes – PE. 364 jovens foram beneficiados com as capacitações técnicas gratuitas e de qualidade, que aumentaram as perspectivas profissionais e socioeconômicas dos jovens. Os jovens desenvolveram habilidades profissionalizantes como criação e conservação de documentos, rotinas administrativas, inicialização na informática, desenvolvimento de habilidades socioemocionais como autoconhecimento, relacionamento interpessoal, abertura ao novo e, também,  os beneficiários  foram estimulados ao desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de forma consciente das suas potencialidades, a partir de atividades que proporcionam o autoconhecimento, o planejamento de vida e carreira, o desenvolvimento de competências socioemocionais. 9% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho por meio do projeto.

Pastoral da Mulher Marginalizada – Jovens Sonhando Com O Futuro

O projeto implementou cursos profissionalizantes de Maquiagem, Cabeleireiro e Trancista, Esteticista, Confeitaria e Panificação e Biscoitos. As capacitações foram ofertadas gratuitamente para 91 jovens do município de Bacabal no Maranhão. Além das atividades de capacitação profissional também foram desenvolvidas rodas de conversa e palestras com discussões acerca dos seguintes temas: comunicação, autoestima, orientação profissional e trabalho em equipe. 28% dos jovens ingressaram no mercado de trabalho informal.

As juventudes têm o potencial de protagonizar agendas de desenvolvimento social, mas, para isso, precisam do apoio e incentivo. É necessário construir caminhos para que os jovens possam realizar seus potenciais, individuais e coletivos, aprendendo, inovando, participando e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de seus territórios e país”, acrescenta Clara Freitas, Analista de Projetos Sociais do INW.

O Instituto Nelson Wilians

Desde 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW), organização sem fins lucrativos, trabalha em parceria com outras Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilizando a educação e o direito para alcançar a justiça social.