Confira como foi o projeto Compartilhando Direito em 2022

  • Categoria do post:Institucional

O projeto Compartilhando Direito tem como objetivo levar informações e conhecimentos sobre nossos direitos, promovendo o exercício pleno da cidadania participativa para juventudes e mulheres inseridas em contexto de vulnerabilidade socioeconômica, beneficiárias de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Desde 2018, o projeto engaja voluntários do Grupo Nelson Wilians para ofertar palestras sobre os seguintes temas: Direito da Mulher, Direito do Trabalho, Direito da Família e Diversidade étnico-racial.

O voluntariado social é uma forma de contribuição para o desenvolvimento sustentável das OSCs. Por isso, advogados e advogadas, e profissionais de outras áreas do Grupo NW, constroem os conteúdos e oferecem às organizações sociais de forma gratuita. Dessa forma, o INW reforça o compromisso de estabelecer parcerias com organizações de reconhecida seriedade e de promover uma rede de pessoas empoderadas e responsáveis, reivindicando o cumprimento de leis e políticas públicas, ampliando o acesso aos seus direitos e, assim, mitigando as desigualdades sociais a partir do conhecimento.

Neste ano, o projeto beneficiou 1.283 pessoas oriundas de 28 OSCs parceiras do INW de diversas regiões do país, sendo elas: São Paulo – SP, Campinas – SP, João Pessoa – PB, Florianópolis – SC, Rio de Janeiro – RJ, Brasília – DF e Goiânia – GO. Além disso, contamos com 123 voluntários do Grupo Nelson Wilians que contribuíram para a realização das ações, cujo tema mais abordado foi o Direito da Mulher.

Uma população que conhece seus direitos é uma população capaz de transformar positivamente sua realidade, de se empoderar e abandonar a experiência de uma cidadania marginalizada. Para nós, essa é a potência do Compartilhando Direito, criar meios para efetivação do acesso à cidadania”, ressalta Anne Wilians, fundadora e presidente do INW.

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians, organização sem fins lucrativos, trabalha em parceria com outras OSCs para transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilizando como ferramentas a educação e o direito.