Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática do INW!

  • Categoria do post:Institucional

A ONU e os parceiros brasileiros estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no país.

O compromisso do Instituto Nelson Wilians

O INW, desde seu surgimento em 2017, se compromete explicitamente com alguns dos ODS e metas por meio de seus projetos e ações.

Acesso à Justiça

O acesso à justiça é fundamental para que se permita o reconhecimento e o exercício dos demais direitos.

Com os projetos Pro Bono NW e Mutirão Jurídico proporcionamos a todas as pessoas, sem qualquer restrição, o direito de buscar a proteção do sistema judicial garantido pelo Estado. 

Pro Bono: ODS 10, ODS 16 e ODS 17

Mutirão Jurídico: ODS 10, ODS 16

Educação para a Cidadania

Cidadaniar (com a Unesco) e Compartilhando Direito são projetos que têm uma metodologia educacional para conscientizar pessoas sobre seus direitos e engajá-las na garantia deles por meio da promoção do diálogo e da participação social.

Cidadaniar: ODS 4, ODS 5, ODS 10, ODS 16, ODS 17

Compartilhando Direito: ODS 4, ODS 5, ODS 10, ODS 16

Inclusão Produtiva

Os projetos Potencialize, Edital INW e Fazendo Vencer promovem capacitação profissional e democratização do acesso ao mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Assim, esses projetos garantem que elas tenham a possibilidade de gerar renda digna, ampliar seu poder de escolha, ganhar qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento do país.

Potencialize: ODS 4, ODS 8, ODS 10

 Edital INW: ODS 4, ODS 10, ODS 17

Engaja NW

Chamamos de Engaja NW os projetos Comunidade NW, Líderes que Inspiram e Comitê NW,criados para abraçar causas de responsabilidade social e fortalecer o voluntariado social no Brasil a partir da mobilização da comunidade NW em campanhas, ações e projetos.

Esses projetos proporcionam experiências pessoais que aumentam o exercício da cidadania, aprimoram habilidades socioemocionais e ampliam a compreensão da realidade existente. 

Líderes que Inspiram: ODS 4, ODS 10, ODS 17

 Engaja NW: ODS 4, ODS 5, ODS 8, ODS 10, ODS 16, ODS 17

No INW, entendemos que fortalecer a Cultura da Legalidade é fundamental para alcançarmos a justiça social. Por isso, em nossos programas e projetos, atuamos para promover e democratizar conhecimentos, valores e comportamentos que contribuam para a melhoria contínua e o fortalecimento do Estado de direito.