Edital INW 23: Visitamos as organizações parceiras e seus projetos beneficiados!

  • Categoria do post:Institucional

Clara Freitas, Analista de Projetos Sociais do Instituto Nelson Wilians viajou por 3 Estados do Nordeste para acompanhar o desempenho e impacto nas organizações contempladas pelo EDITAL INW 2023.

Foram 206 jovens atendidos.

70% dos jovens beneficiados no 3° bimestre são mulheres.

 81% se autodeclaram como negros(as).

18% dos jovens beneficiados em 2023 já estão inseridos no mercado de trabalho.

Nada mais gratificante do que conhecer de pertinho todas as pessoas envolvidas nos projetos, desde quem organiza até quem é beneficiado. Para nós do INW, o contato é o que temos de mais valioso e o mais especial é ver os projetos acontecendo e a juventude ganhando aquele gás na vida profissional. Vem com a gente acompanhar esse roteiro intenso que a Clara percorreu nesta semana inicial de agosto.

Primeira parada: Escola Dom Bosco – Recife/PE

O projeto “Jovens Imprimindo seu Futuro” da Escola Dom Bosco ofertou capacitação técnica na área gráfica para 47 jovens de Recife e região. Assim, pudemos contribuir para o desenvolvimento pessoal das juventudes e também com o desenvolvimento socioeconômico de todo o território, possibilitando a inclusão produtiva e o desenvolvimento social, político e cultural das pessoas beneficiadas.

No primeiro semestre de 2023, 9 jovens conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho.

“Vimos o quanto os jovens evoluíram dentro dessas oficinas, o quanto aproveitaram tudo o que estava sendo repassado para eles, tanto em aula como também intervenções, a última que tivemos dicas sobre como se comportar no mercado no trabalho e como a parceria com o INW foi importante para proporcionar essas oportunidades para os jovens.” Gidalti Costa (Coordenadora Pedagógica da Escola Dom Bosco)

“Gostei e aprendi muitas coisas, foi um curso bem esclarecedor, melhorei bastante o meu currículo e estou mais confiante e feliz com o resultado.” – Maria Taciana (jovem beneficiária do projeto)

Segunda parada: Centro Educacional Dom Bosco – Jaboatão dos Guararapes/PE

O projeto “Qualificação Profissional em Múltiplas Funções: Auxiliar Administrativo, Recepção e Vendas” do Centro Educacional Dom Bosco atendeu 99 participantes e contribuiu com a inclusão produtiva das juventudes da região, bem como com o desenvolvimento de competências socioemocionais e com a formação cidadã desse público jovem.

Além das capacitações profissionais, o projeto também desenvolveu uma ação cultural neste bimestre, promovendo uma roda de capoeira com um momento de diálogo sobre ancestralidade, cultura e luta afrodescendente.

Neste bimestre houve encaminhamento de 26 jovens para processos seletivos e, desse número, 10 foram efetivados no mercado formal de trabalho como jovens aprendizes. No primeiro semestre de 2023 totalizou-se 22 jovens que concluíram o curso e conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho

“Nesse ciclo ampliamos o nosso curso que ficou com uma nomenclatura nova chamada de Múltiplas Funções: Auxiliar Administrativo, Recepção e Vendas, com um diferencial muito rico que possibilitou um caminho novo, uma construção nova de aprendizado para adolescentes e jovens.” – Valdecir Urbano (Diretor Executivo Centro Educacional Dom Bosco)

“O curso me auxiliou a entrar na área de administração, a aprender a me comunicar melhor com as pessoas e a conhecer profissionais que me deram diversas dicas de como entrar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Agora estou aqui com a minha vaga garantida como jovem aprendiz.” – Kauã (jovem beneficiário do projeto)

“Fiz o curso de capacitação em múltiplas funções e consegui meu primeiro emprego. E me ajudou a ser uma pessoa mais comunicativa e independente”. Willames (jovem beneficiário do projeto)

Terceira parada: IPREDE – Fortaleza/CE

30 Mulheres do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) participaram do “TransforMaria”, 100% se autodeclaram como negras. O projeto oferece capacitação técnica em culinária e promove a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social para que elas sejam protagonistas na sociedade.

Além das capacitações profissionais, é disponibilizado também atendimento de saúde psicológica, mediação familiar, alimentação e mobilidade para as participantes.

“É muito gratificante ver as meninas que estão terminando o curso já no mercado de trabalho, empreendendo. É um valor e um impacto que a gente não consegue mensurar, e a gente acredita que isso vai mudar não só a vida delas, mas a sociedade.”  – Eveline Vasconcelos (Coordenadora do TransforMaria)

“Está sendo uma descoberta, aprendizado e experiência fundamental para minha vida. Vai abrir portas para que eu possa trabalhar nessa área, que eu já gosto muito. O curso me incentivou a trabalhar, ganhar meu dinheiro e conseguir manter minha casa. Sem esse curso eu tinha minha autoestima baixa e agora estou muito motivada” – Maria da Conceição (Beneficiária do projeto)

Última parada: Instituto Mandaver – Maceió/AL

Com o projeto “Trilha de Carreira”, o Instituto MandaVer ofereceu capacitação técnica em Manutenção de Computadores para 30 jovens da comunidade de Vergel do Lago, em Maceió. 

Os jovens são estimulados a desenvolver questões relacionadas ao desenvolvimento pessoal e de competências socioemocionais, formular seus respectivos planos de carreira e se capacitaram na área de Manutenção de Computadores, onde aprendem conteúdos relacionados a domínio dos principais sistemas operacionais, utilização dos principais softwares e montagem e manutenção de computadores.

“Agradecemos o apoio ao projeto “Trilha de Carreira” onde contempla adolescentes e jovens com foco no mercado de trabalho, preparando e capacitando seja pela renda formal ou informal que é o empreendedorismo, acreditamos muito no potencial dos jovens e adolescentes.” – Lisania Pereira (Presidente do Instituto Mandaver)

Ufa, que venha o Edital INW 2024 com a execução de mais projetos como esses! Sua organização pode ser parceira do INW, saiba mais sobre aqui!