Apoio a Projetos Sociais
Por meio do apoio a projetos sociais e organizações de reconhecida seriedade, o INW promove geração de oportunidades e educação.
Nos anos de 2018 e 2019, o apoio a projetos sociais acontecia através da articulação com instituições parceiras que realizam trabalhos de excelência em sintonia com a missão, visão e valores do INW. Foram executados cinco programas nessa frente de atuação, contribuindo para o empoderamento social de adolescentes, jovens e adultos.
A partir de 2020, o apoio a projetos sociais passou a ser executado através de aporte financeiro, destinado ao investimento direto em projetos de educação executados por organizações sociais, via Editais de Investimento Social. O edital é uma oportunidade que encontramos de fortalecer organizações sociais de todo o país através de apoio financeiro para desenvolver seus projetos. Os temas e públicos são definidos a cada edição e procuramos apoiar organizações diversas, cujo trabalho se mostre impactante para a sociedade.
Conheça algumas das organizações e projetos apoiados por nós:
Edital INW 2022
Centro Educacional Dom Bosco: Jaboatão dos Guararapes - PE
O projeto Administração, Cultura, Cidadania e Paz, financiado pelo INW e executado pelo Centro Educacional Dom Bosco, tem como objetivo contribuir para a autonomia pessoal e social de 164 educandos em situação de vulnerabilidade social do município de Jaboatão – PE, oferecendo uma qualificação profissional em Assistente Administrativo, capacitando e promovendo a inclusão produtiva destes jovens.
Amigos do Bem: Mauriti - CE
O projeto Juventude, Educação e Primeiro Emprego: construindo um projeto de vida em Mauriti (CE), financiado parcialmente pelo INW e executado pela organização Amigos do Bem, tem como objetivo atender 100 jovens do município de Mauriti – CE, ofertando oficinas de Informática focadas na utilização dos softwares ensinados para o desenvolvimento de habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho, como a elaboração de apresentações e projetos, criatividade e abordagens alternativas para a resolução de problemas. Dentre os 100 jovens atendidos, 61 se autodeclaram negros, 31 são PCD’s e 51% são mulheres.
Escola Dom Bosco: Recife - PE
O projeto Jovens Imprimindo seu Futuro, financiado parcialmente pelo INW e executado pela organização Amigos do Bem, tem como objetivo capacitar 60 jovens na área de ciclo gráficos de arte-finalização, impressão offset e acabamento gráfico industrial. Dentre os jovens atendidos, 60% são mulheres e 52 se autodeclaram negros e negras.
Pastoral da Mulher Marginalizada: Bacabal - MA
No mês de março, o projeto Jovens Sonhando com o Futuro, financiado pelo INW e executado pela Pastoral da Mulher Marginalizada, configurou-se na implementação de um curso prático profissionalizante de maquiagem e rodas de conversa com temáticas de autoestima e orientação profissional. O objetivo geral do projeto é garantir capacitação técnica capaz de promover a inclusão produtiva dos 20 jovens atendidos.
Associação de Jovens Produtores Indígenas Tingui Botó: Feira Grande - AL
O projeto Curso de Formação para a Juventude Tingui Botó: Artesanato e Agricultura Tradicional, financiado pelo INW e executado pela Associação de Jovens Produtores Indígenas de Tingui Botó, tem como objetivo ser o primeiro projeto profissionalizante para jovens da comunidade de Tingui Botó. São 20 jovens beneficiados com as oficinas de artesanato e de agricultura tradicional, proporcionando aos jovens capacitação técnica de produção artesanal e manutenção de suas culturas tradicionais.
Edital para Negócios de Impacto Social Fundados e Geridos 100% por Mulheres
Renca Produções: Belo Horizonte - MG
Fundada em 2008 por Denise dos Santos, Gabriela Sousa Matos e Natalie Matos, a Renca é uma produtora de audiovisual e interações culturais formada por mulheres negras na busca da democratização do acesso e criação de produções inclusivas e representativas. Com o recurso, pretendem estruturar uma sede própria para a empresa, contratar profissional responsável pela área financeira, potencializar a presença nas redes sociais e garantir capital de giro para gastos fixos.
Afroimpacto: Salvador - BA
Fundada em março de 2019 em Salvador, BA, por Tamila Silva Santos, a AFROIMPACTO é especializada em diversidade, realizando ações como Programas de Desenvolvimento, Treinamento Corporativo e Consultorias. Com o recurso, pretende testar um MVP de cursos online gravados, cursos curtos e vitalícios que ficarão disponíveis na plataforma; disponibilizar master curso gravado com todos os conteúdos básicos e introdutórios, com abertura de turmas sazonais; criar uma plataforma de cursos e conteúdo de afroempreendedores no formato de streaming.
Edital INW 2021
Centro Educacional Dom Bosco: Jaboatão dos Guararapes - PE
O projeto, AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz – Qualificação Profissional em Assistente Administrativo, pretende contribuir com a mudança da realidade juvenil e da continuidade do ciclo da pobreza, do desemprego e envolvimento ilícito de 240 adolescentes e jovens, buscando atuar no binômio capacitação profissional x inserção no mundo do trabalho. A qualificação profissional ofertada, desempenha um papel importante na formação dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, preparando-os para a força produtiva em todas as áreas laborais que necessitam de habilidades administrativas, profissão esta que demandado maior quantitativo de vagas abertas de emprego nas empresas da região.
Amigos do Bem: Alagoas, Pernambuco e Ceará
O programa Sertão Empreendedor promove a qualificação profissional de jovens de baixa renda e em grave situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Inajá e Buíque, sertão do estado do Pernambuco. Visa aumentar chances de empregabilidade e de empreendedorismo, por meio de oficinas profissionalizantes de cabeleireiro, culinária e manicure para 400 jovens entre 17 e 28 anos.
Com a educação profissionalizante de jovens, amparada pelas demais atividades voltadas à construção da cidadania e autonomia do aluno, será possível impactar a vida de cerca de 400 famílias, oferecendo possibilidades concretas de geração de renda e melhora na qualidade de vida família.
Refugio 343: São Paulo
O projeto, Escola Refúgio 343 – humanização e Reinserção Socioeconômica, tem como finalidade continuar o reforço de adaptação cultural, a partir da já criada “Cartilha para Venezoelanos”, que busca a integração socioeconômica desse público por meio de atividades complementares no campo educacional, tais como cursos de língua portuguesa, palestras e workshops visando o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais como forma de desenvolver e capacitar nosso público-alvo. Também abordaremos temas sobre legislação trabalhista e direitos dos migrantes, visando à sua inclusão e desenvolvimento social.