Apoio a Projetos Sociais

Promovemos educação de qualidade, inclusiva e equitativa, para pessoas em estado de vulnerabilidade.

Apoio a Projetos Sociais

Por meio de programas e ações realizadas em parceria com organizações sociais de reconhecida seriedade, o INW promove educação de qualidade, inclusiva e equitativa, para pessoas em estado de vulnerabilidade.

Nos anos de 2018 e 2019, o apoio a projetos sociais se deu por meio da articulação com instituições parceiras que realizam trabalhos de excelência em sintonia com a missão, visão e valores do INW. Foram executados cinco programas nessa frente de atuação, contribuindo para o empoderamento social de adolescentes, jovens e adultos. 

A partir de 2020, o aporte financeiro é destinado ao investimento direto em projetos de educação executados por organizações sociais, por meio de edital.

justiceiras

JUSTICEIRAS

Em andamento

O Instituto Nelson Wilians uniu-se aos Institutos Justiça de Saia e Bem Querer Mulher na força-tarefa JUSTICEIRAS. O projeto pretende colaborar para que a violência contra a mulher não aumente, não seja esquecida ou subnotificada durante o período de isolamento, em função da COVID-19.

Meninas e mulheres vítimas de violência fazem contato via WhatsApp, preenchendo formulário que é encaminhado à equipe voluntária multidisciplinar nas áreas do Direito, Psicologia, Medicina e Assistência Social de todo o Brasil. Elas prestam orientação técnica, apoio e acolhimento, por meio do atendimento virtual.

amigosdobem

Sertão empreendedor

Em andamento

O programa promove a qualificação profissional de jovens de baixa renda e em grave situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Inajá e Buíque, sertão do estado do Pernambuco. Visa aumentar chances de empregabilidade e de empreendedorismo, por meio de oficinas profissionalizantes de cabeleireiro, culinária e manicure para 400 jovens entre 17 e 28 anos.

Com a educação profissionalizante de jovens, amparada pelas demais atividades voltadas à construção da cidadania e autonomia do aluno, será possível impactar a vida de cerca de 400 famílias, oferecendo possibilidades concretas de geração de renda e melhora na qualidade de vida família.

salesiana_jaboatao

Administração, Cultura, Cidadania e Paz – Qualificação Profissional em Assistente Administrativo

Em andamento

O projeto pretende contribuir com a mudança da realidade socioemocional de 240 jovens e adolescentes, mitigando a continuidade do ciclo da pobreza, do desemprego e o envolvimento ilícito desse público. A formação atua na capacitação profissional e na inserção no mundo do trabalho, preparando os jovens para a habilidades administrativas.

A formação é semestral e, ao final dela, espera-se que os educandos tenham desenvolvido competências socioemocionais, estejam profissionalmente qualificados para atuar como assistente administrativo e que exerçam a cidadania, a cultura de paz e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

Humanização e Reinserção Socioeconômica

Em andamento

O programa visa oferecer adaptação cultural aos refugiados venezuelanos que são interiorizados para a cidade de São Paulo, por meio da operação de acolhimento em Boa Vista, no estado de Roraima. A partir da “Cartilha para Venezoelanos”, pretende-se oferecer orientações para até 400 refugiados.

Também são oferecidas atividades complementares no campo educacional: cursos de língua portuguesa, palestras e workshops voltados à legislação trabalhista e direitos dos migrantes. As formações visam o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais como forma de capacitar o público-alvo, visando à sua inclusão e desenvolvimento social.

projetos-thumb-se-liga-mocada

Se Liga Moçada

Em andamento

O programa espera contribuir na mudança das percepções dos 8.700 jovens participantes do Programa Aprendiz Legal do CIEE a respeito do tema “violência doméstica contra mulher”.

Dinâmicas de sensibilização aos jovens aprendizes é totalmente pertinente, pois é justamente na transição da adolescência para a juventude que o comportamento agressivo e desqualificador se instala no jovem. Nesse mesmo período, a mulher se torna passiva a pequenos atos agressivos ou machistas dos homens. Com a sensibilização, espera-se também que os jovens construam relações igualitárias nos seus grupos familiares, sociais e de trabalho.

projetos-thumb-fazendo-vencer

Projeto Fazendo Vencer

Em andamento

Iniciado em 2018, o projeto com duração prevista de 6 anos viabiliza o financiamento integral da graduação de Direito a uma jovem da periferia da cidade de Poá-SP, fruto de uma parceria com o Instituto Gerando Falcões.

O objetivo do projeto é a formação acadêmica integral, do ingresso à conclusão da graduação, incluindo o acesso ao mundo do trabalho, já que a selecionada está também admitida no quadro de colaboradores da NWADV.

Assim, torna-se possível que mais uma jovem tenha oportunidades equitativas de desenvolvimento humano, intelectual, cultural e social. O programa atende à demanda de recursos humanos da NWADV e à premissa de educação de qualidade do INW.

cisco

Girls Power Tech Day – Parceria Cisco Brasil

Encerrado

Todos os anos, a Cisco participa do Girls Power Tech Day. Nesse evento, profissionais da Cisco motivam as meninas, apresentando carreiras em ciência, tecnologia e engenharias, contando histórias inspiradoras do seu trabalho e proporcionando visitas guiadas nas unidades físicas. É também utilizado o recurso da telepresença, com o objetivo de interagir com outras garotas e profissionais que participam da mesma ação em outros estados da Federação.

Por meio de aporte financeiro ao evento, o INW garantiu a presença de 25 meninas, entre 15 e 19 anos, de 3 organizações parceiras de São Paulo e Campinas, cidade do interior do estado de São Paulo.

amani2

Formação FIS | Parceria Amani Institute

Encerrado

No 2º semestre de 2019, o INW participou da Formação em Impacto Social (FIS) do Amani Institute. Além da presença do INW, foi possível também oferecer a formação a uma representante da organização parceira, a Rede Feminista de Juristas – deFEMde.

A FIS propõe percorrer caminhos (como impactar), apresenta ferramentas (para impactar), e também tem o diferencial de trabalhar a perspectiva pessoal como fundamento para o impacto social (eu impactando), com um olhar muito brasileiro e local.

projetos-thumb-multiplicadores

Multiplicadores do Saber

Encerrado

O projeto convida o educador a olhar para si, reconhecendo e acolhendo suas necessidades e desejos. O treinamento vivencial oferece ferramentas para que o educador possa transformar a si mesmo e, consequentemente, ser uma ponte para a transformação dos seus alunos e educandos. São desenvolvidos temas como: gestão do tempo, resgate dos sonhos e psicologia positiva. 

Os participantes também recebem o livro de mesmo título do programa, tornando possível reforçar tudo o que foi aprendido na vivência. Todos os temas são acompanhados de atividades que podem ser aplicadas com educandos e alunos nos espaços educativos e com potencial de expansão em seus meios sociais. Em 2019 o programa foi aplicado em parceria com o”Seja Você a Diferença”.

LogosINW5

Programa de Empreendedorismo INW

Encerrado

O Programa visa a formação que evidencia as qualidades individuais e estimula o relacionamento interpessoal por meio de iniciativas empreendedoras de jovens, adolescentes e adultos. É realizado em parceria com organizações sociais e compreende 04 etapas:

Aula Inaugural: Quando, por meio de temas contemporâneos e transversais, os educandos são convidados a refletir sobre a importância de desenvolver novas competências nos ambientes individual, coletivo e profissional.

Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras: Uma parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR), entre 2018 e 2019, cujo percurso promove habilidades socioemocionais como visão de sustentabilidade, proatividade e liderança.

Feira de Empreendedorismo: No evento que coroa o encerramento do programa, o educando tem oportunidade de exercer o protagonismo, aplicar as competências socioemocionais desenvolvidas, compreender sua evolução profissional e apresentar os melhores modelos de negócios construídos em equipe durante a formação.

Mentoria: Torna-se uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com profissionais altamente qualificados de diversas áreas, permitindo a abertura das redes de contatos e a ampliação da visão de mundo.

 Mande um e-mail para contato@inw.org.br para outras informações.