O Impacto das Novas Tecnologias na Educação: Desafios e Oportunidades

Durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, no Senegal, em 2000, foi escolhido o dia 28 de abril para celebrar o Dia da Educação, com o objetivo de estabelecer o compromisso dos 180 países presentes, de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até o ano de 2030.

Esta data é celebrada em todo o mundo para destacar a importância da educação na sociedade, bem como também como uma oportunidade para refletir sobre a importância dela e o papel que desempenha na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades.

A educação é um direito humano fundamental reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e é essencial para a realização de outros direitos, como à saúde, ao trabalho e à liberdade de expressão. Além disso, a educação é uma ferramenta poderosa para combater a pobreza, a desigualdade social e a exclusão.

A educação, entretanto, não se limita apenas à aquisição de conhecimento formal em sala de aula. Ela é um processo contínuo e abrangente que envolve a aquisição de habilidades e competências, a construção de valores e atitudes positivas e o desenvolvimento pessoal e social.

A educação é, portanto, um processo vital para o desenvolvimento humano, econômico e social. Estudos demonstram que a educação está fortemente associada a melhores resultados de saúde, maior produtividade e renda, redução da pobreza e da desigualdade social, e maior participação cívica e política. Além disso, a educação pode ajudar a construir sociedades mais justas, tolerantes e inclusivas.

No entanto, apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. A falta de universalização do acesso à educação e a ausência de infraestrutura física e pedagógica, são alguns dos desafios mais comuns enfrentados pelos sistemas educacionais em todo o mundo.

Para superar esses desafios, é necessário um compromisso renovado com a educação por parte de governos, instituições educacionais, organizações da sociedade civil e da comunidade internacional. É preciso garantir que a educação seja acessível, inclusiva e de qualidade para todos, independentemente de sua origem, gênero ou condição social.

O Dia da Educação é uma oportunidade para celebrar a sua importância na sociedade, e avançarmos na formulação de soluções para estes desafios. Como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

A educação como ferramenta de aprendizado para as novas tecnologias

Aproveitamos a celebração dessa data para levantar um debate bastante atual e pertinente à temática da educação: como a educação pode contribuir para o aprendizado acerca de novas tecnologias. A educação tem um papel crucial na preparação das pessoas para utilizar, bem como para se beneficiar dessas novas tecnologias apresentadas na atualidade.

É de extrema relevância que as instituições de educacionais também incluam a tecnologia em suas metodologias de ensino e aprendizagem, pois assim proporcionarão aos estudantes muitas experiências práticas de como podem ser utilizadas essas ferramentas disponíveis no mercado. E não somente isso, é importante que a educação incentive os estudantes a terem uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, e como consequência que auxilie para que eles desenvolvam habilidades para identificar e avaliar informações, bem como para solucionar problemas de forma criativa e colaborativa.

A inteligência artificial (IA) e as ferramentas tecnológicas, têm o potencial de ser uma ferramenta valiosa na educação, auxiliando em diversos aspectos. Um  deles é a personalização do ensino, as tecnologias podem auxiliar na personalizar da educação, adaptando o conteúdo e o ritmo de aprendizagem de cada aluno de acordo com suas necessidades e habilidades individuais, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Um segundo aspecto é o de identificação de problemas de aprendizagem, as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para identificar padrões em dados de desempenho dos alunos, ajudando a detectar problemas de aprendizagem e permitindo intervenções precoces para melhorar o desempenho acadêmico. Outro aspecto que vale ser mencionado é o suporte ao ensino à distância, durante a pandemia, a IA e outras tecnologias foram mobilizadas para criar e fornecer recursos de ensino à distância, como plataformas de aprendizagem online e programas de tutoria virtual, permitindo que os alunos continuassem a aprender mesmo quando as escolas estavam fechadas.

Contudo, o desenvolvimento de tantas tecnologias, especialmente com a chegada da IA, traz também desafios para educação. Um dos principais desafios está relacionado à exclusão digital, visto que nem todos terão acesso igualitário à tecnologia. Este cenário pode gerar uma lacuna digital entre aqueles que têm acesso à tecnologia e aqueles que não têm, criando desigualdades na educação. Um segundo desafio é que a implementação da IA e de outras tecnologias requerem habilidades técnicas que nem todos os professores possuem ainda. Outro ponto que se destaca é que a IA pode ajudar na avaliação de tarefas dos alunos, mas ainda há desafios em como avaliar o pensamento crítico, a criatividade e outras habilidades importantes para o sucesso na vida. Por fim, resta a preocupação com os problemas de privacidade e segurança. A coleta de dados por meio da IA e outras tecnologias pode ser uma violação da privacidade dos alunos e dos professores. É importante garantir que os dados sejam coletados e armazenados com segurança e que as informações sensíveis sejam mantidas em sigilo.

Para superar esses desafios, é importante que os educadores e os formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a tecnologia seja utilizada de forma justa e equitativa na sala de aula. Também é importante fornecer treinamento e suporte adequados aos professores e garantir que a privacidade e a segurança dos dados sejam protegidas.

Conclusão

É certo que o Dia da Educação extrapola a educação formal, perpassando tanto na geração de valores essenciais na vida em sociedade, assim como aqueles permissivos de um convívio saudável com outros indivíduos. Tais valores não decorrem apenas da vida escolar, mas igualmente do convívio social e familiar. De todo modo, nenhum deles estará imune aos efeitos da inteligência artificial, pois, cada vez mais, a noção de certo e errado será menos evidente e as pedras angulares desses conhecimentos ficarão mais escondidas.

Como toda a ferramenta, a inteligência artificial, e demais ferramentas tecnológicas, são potentes quando aplicadas à educação. Embora, ainda exista muitos desafios, sobressai-se a importância que a educação, formal e não formal, terão no próximo período, para ensinar e efetivar o melhor uso dessas tecnologias.

O Dia da Educação serve para conscientizar acerca da sua importância e da impossibilidade de, como sociedade, ignorá-la. Educar é um ato de amor e não pode ser compreendida como um movimento vertical, devendo sim ser pautado pela horizontalidade.

A rápida evolução da inteligência artificial generativa mudará a Educação como conhecemos hoje[1]. É sobre isso que trata a educação. O Dia da Educação serve para lembrarmos que, na vida, sempre adotaremos a posição de professores e alunos. Por maior que seja o conhecimento de um indivíduo, ele sempre poderá aprender algo novo, assim como sempre, haverá alguém para lhe ensinar. Isso não torna ninguém maior ou menor. Afinal, somos meros reflexos de nossas experiências, certezas e incerteza. Sempre haverá algo para nos mudar e sempre modificaremos aquilo que tocamos. Reconhecer isso faz parte da verdadeira educação da vida.

Referências Bibliográficas:


[1] Acerca da utilização e dos desafios e limitações trazidas pela IA generativa para a educação, sugere-se a leitura da Forbes (https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2023/03/03/generative-ai-education-in-the-age-of-innovation/?sh=1aa2704e4eca) e do relatório do Governo Britânico (https://www.gov.uk/government/publications/generative-artificial-intelligence-in-education)