O INW celebra a parceria com o Refúgio 343

  • Categoria do post:Institucional

A Organização Humanitária Refúgio 343 foi uma das entidades contempladas no primeiro edital do instituto, em 2020. Porém, somente a partir do mês de abril deste ano é que passamos a apoiar financeiramente o projeto Escola Refúgio que será implementado na cidade de São Paulo

O projeto Escola Refúgio  tem como objetivo promover ensino de qualidade por meio de educação e cultura, disponibilizando aulas  de Português, workshops e palestras temáticas para o desenvolvimento e capacitação da população refugiada  e migrantes da Venezuela interiorizados em nosso País. Essas ações impactam diretamente 160 beneficiários, na faixa etária entre 17 à 60 anos e envolvem até 480 familiares.  Além da escola, a organização disponibilizará uma casa de passagem para os refugiados e migrantes, beneficiando em ciclos de três meses, 70 pessoas. 

Fernando Rangel, fundador do Refúgio 343 reforça a importância do projeto   “A gente tem a missão de contar o que é Brasil para essas pessoas falar da nossa língua, da relação com o empregador, do clima, da gastronomia para que eles tenham mais facilidade nesse processo final que é o processo de reinserção socioeconômica, no fim, o mais importante é que essas pessoas sejam integradas à comunidade Brasileira. Então a escola é uma fonte de conhecimento que permite a empregabilidade e faz com que essas famílias se tornem aos poucos, independentes .”

A Associação Refúgio 343, assim como o INW, acredita na educação e no empoderamento social, além das ações que colaboram para o desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza e desigualdades sociais. “É incrível como um acolhimento e uma boa estrutura de acolhida e orientações culturais para recomeçar a vida em outro País, pode transformar e incentivar a vida de muitas pessoas. Abraçar uma vida é mais do que um gesto bondoso, é dar esperança e refúgio, principalmente, para pessoas que chegam ao Brasil e rogam por acolhimento e proteção.”  ressalta a Dra. Anne Wilians, Presidente do INW .

Portanto, o INW agradece e comemora essa parceria, pois acolher, proteger e democratizar oportunidades é a essencial da nossa missão. Por meio do apoio a esse projeto poderemos compreender a grandeza de alguns impactos sociais positivos gerados na sociedade.