O Programa INW CONECTA ofereceu, na terça-feira (13), o Módulo I da formação “Como se Preparar para o dia de Doar”. Com conteúdos voltados especialmente às Organizações Sociais, os 4 encontros trarão panorama de captação de recursos, os tipos e os conceitos mais relevantes de captação, as questões jurídicas que envolvem um campanha, os pilares importantes da comunicação no projeto e como se preparar para o Dia de Doar, que este ano será no dia 01 de dezembro.
O convidado do primeiro encontro foi Marcos Pinheiro, Jornalista, Diretor Executivo da Norte, Membro do Conselho do Dia de Doar e que atua no terceiro setor há 17 anos. “A Captação de Recursos é um conjunto de estratégias desenvolvidas por uma organização social para trazer recursos, principalmente financeiros, de forma a cumprir sua missão e impactar positivamente a sociedade. E em geral, o maior desafio das organizações é conseguir dinheiro para pagar o custo administrativo, como salário e aluguel. Já o doador prefere sempre doar para a ponta”.
Marcos compartilha que as principais fontes de renda das organizações sociais originam-se da iniciativa privada, entre elas as pessoas físicas e jurídicas. Em seguida estão recursos governamentais de origem federal e também a geração de renda das próprias organizações. Com relação ao COVID, ele comenta que neste período houve recorde de doações no Brasil, no entanto os recursos foram direcionados diretamente ao beneficiário final, não fortalecendo os ecossistemas das ONGs no que se refere ao pagamento de funcionários e infraestrutura, por exemplo. Ele também conta a necessidade que organizações tiveram de se adaptar à captação de recursos online, já que muitas atuam com eventos beneficentes e o período de isolamento não está permitindo ações como essa.
O especialista mencionou a importância de realizar o Planejamento Estratégico do projeto antes de iniciar a etapa de captação, e trouxe opções de mobilização de recursos, que são via Leis de Incentivo, Emendas Parlamentares e Termos de Colaboração e Fomento, no caso de recurso público. Já em recursos privados algumas das opções são: telemarketing, financiamento coletivo, assinatura mensal de voluntários, grandes doações de pessoas físicas, arrecadação face-to-face, captação direta internacional, geração de renda, fundos patrimoniais, aluguéis de imóveis, eventos e bazares beneficentes e marketing de causa social.
Dentre todas estas opções, Marcos aprofundou-se na explicação sobre os editais. “Coloquem os editais no planejamento de vocês. Mesmo sabendo que existe um corte muito alto entre os inscritos e os aprovados, é uma estratégia de custo muito baixo e geralmente on-line. Definam uma meta de inscrição mensal em editais, e também uma meta de aprovação anual. Mas o mais importante é: leiam o edital até o fim para conhecer todas as regras e detalhes e confirmar se sua organização se adequa à proposta. E não deixem para enviar de última hora, planejem-se com antecedência e persista sempre. Na maioria dos editais você não será aprovado e talvez os responsáveis não lhe darão o retorno, mas isso não quer dizer que sua proposta não foi analisada”.
Ele também menciona o marketing de causa, que são ações comerciais promovidas em parceria entre empresas e uma organização social, de forma a agregar propósito à marca e recursos à organização, sendo o consumidor um agente participante ao comprar um produto. “E uma coisa muito importante para todas as ações: prestem contas. Nenhuma campanha termina quando o dinheiro cai na conta, mas sim quando são prestadas contas para o doador”. Outras sugestões trazidas por ele foram propor parceria com empresas para que um percentual do lucro ou da venda seja destinada à organização social, o que também aproxima o consumidor da marca, e também a possibilidade de captação de recursos com grandes doadores.
Este foi o primeiro de 4 encontros abordando Captação de Recursos. Os próximos serão realizados nos dias 22 e 29 de outubro e 12 de novembro, das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.