Investimento social do INW em organização social profissionalizante de Pernambuco

  • Categoria do post:Institucional

 Através do Edital de Apoio a Projetos do INW, no mês de fevereiro passamos a apoiar o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, no desenvolvimento do projeto “Administração, Cultura, Cidadania e Paz,’ que está capacitando profissionalmente jovens e adolescentes a partir dos 15 anos de idade.

O projeto pretende contribuir com a mudança da realidade juvenil e da continuidade do ciclo da pobreza, do desemprego dos adolescentes e jovens da região periférica de Jaboatão, buscando atuar no binômio capacitação profissional versus inserção no mundo do trabalho. A qualificação profissional ofertada, desempenha um papel importante na formação dos adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para a força produtiva em todas as áreas laborais que necessitam de habilidades administrativas, profissão esta que vem demandando maior quantitativo de vagas abertas de emprego nas empresas da região.

A maior expectativa do curso é auxiliar os jovens nos desenvolvimentos das suas habilidades socioemocionais e técnicas para o mercado de trabalho conectando-os com seus objetivos em busca de transformação de vida junto ao acesso a novas oportunidades de geração de renda, percorrendo nas bases do estudo, trabalho e empreendedorismo, incentivando-os e estimulando-os ao pensamento crítico, comunicação assertiva e protagonismo”, diz Rosilene Santos, educadora de administração no projeto. 

Serão beneficiados 320 adolescentes e jovens, impactando 1.280 famílias. O CEDB vem trabalhando há 75 anos, buscando transformar a vida de jovens através do empoderamento social e Educação. As aulas acontecerão de forma híbrida, conforme o desenvolvimento da pandemia, a intenção é que os alunos tenham o máximo de acompanhamento ao longo dos 10 meses de curso.

“Acreditar na Justiça Social é perceber que todos precisam de oportunidades de forma equitativa, e que todos precisam ser preparados para o mundo, principalmente a população jovem e adolescente. Por isso, apoiar ações que possam construir espaços democráticos de empoderamento social com educação de qualidade é muito importante para nós.” Dra. Anne Wilians, CEO do INW