05 de dezembro | Dia Internacional do Voluntário

  • Categoria do post:Institucional

Em 05 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data estabelecida pela ONU em 1985 com a intenção de ampliar a cultura do voluntariado e homenagear as pessoas que já estão engajadas em ações de desenvolvimento social. Desde 2015, a data também está associada à Agenda 2030 da ONU, conjunto de objetivos que visa o desenvolvimento sustentável e que envolve administração pública, empresas e indivíduos.

O INW oferece, numa parceria institucional com o escritório NWADV, o programa Compartilhando Direito: voluntariado social. Nele, seus advogados altamente capacitados se voluntariam para oferecer, gratuitamente, informação e conhecimento sobre direitos fundamentais às organizações parceiras e seus públicos: funcionários, atendidos diretos e indiretos. Os temas abordados são Direitos de Família, da Mulher, do Trabalho e Acesso à Justiça.

O profissional Romário Filipe relata que “O voluntariado é uma grande troca, pois temos algo a ensinar e também nos traz nova percepções. Participar do projeto me ajudou a pensar fora da caixa, mudar o meu olhar sobre algumas situações da vida. A recompensa vem de diversas maneiras: por um sorriso, um relato de fatos que deixou a pessoa feliz, um simples desabafo que nos coloca na posição de ouvinte ou um simples abraço.”

O Programa promove educação transversal inclusiva, empodera indivíduos, orienta quanto às  políticas públicas voltadas à violência de gênero, representatividade feminina, diversidade e inclusão. Também orienta sobre temáticas relacionadas ao mundo jurídico e ao direito trabalhista e norteia as organizações sociais sobre o combate à corrupção e transparência de informações.

Com isso, alcança 06 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 – Redução da Desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Todos os dias, e especialmente hoje, o INW agradece aos colaboradores e associados que se voluntariaram nos programas Compartilhando Direito em 2019, assumindo o compromisso de contribuir com uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, por meio de cidadãos proativos, empoderados e cientes dos seus direitos. O agradecimento se estende aos gestores e diretores que viabilizam a participação dos voluntários envolvidos.