No mês de junho, finalizamos mais uma etapa de execução dos projetos investidos, com a entrega do relatório de monitoramento elaborado pelas cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC) contempladas pelo edital de aporte financeiro.
O relatório abril/maio demonstra a importância desses recursos nos projetos sociais dessas organizações. Esses projetos atendem, principalmente, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com foco na inclusão produtiva destes públicos.
Com o aporte financeiro, o INW busca fortalecer o trabalho dessas entidades parceiras por todo o país. Em cada edição, procuramos apoiar organizações diversas, cujo trabalho se mostre impactante para a sociedade.
Pastoral da Mulher Marginalizada – Projeto Jovens Sonhando Com o Futuro
O projeto é executado pela Pastoral da Mulher Marginalizada, na cidade de Bacabal (MA). No último bimestre, o projeto ofereceu gratuitamente o curso técnico de Depilação e Designer de Sobrancelha para 20 jovens do município. Além da capacitação técnica, foram realizadas rodas de conversa e palestras sobre autoestima, trabalho em equipe e orientação profissional, com o objetivo de promover a construção de relações coletivas de respeito e interação.
O relatório de monitoramento do projeto aponta a adesão das jovens ao curso e que não houve desistência. O projeto também tem demonstrado um impacto social mensurável, visto que após a capacitação técnica, 35% das alunas já conseguiram inserção no mercado de trabalho, cumprindo o objetivo do projeto de ofertar capacitação técnica e promover a inclusão produtiva destas jovens. No que diz respeito ao perfil das beneficiadas, destaca-se que 85% se autodeclaram como negra ou parda.
Centro Educacional Dom Bosco – Projeto Administração, Cultura, Cidadania e Paz
O projeto oferece gratuitamente para 136 jovens do município de Jaboatão dos Guararapes (PE) cursos técnicos de Assistente Administrativo e Informática para o Trabalho. São oferecidos aos jovens aulas teóricas e práticas de noções administrativas, arquivologia, atendimento ao cliente, marketing e logística, pacote office e o desenvolvimento do programa Ezape Virtudes Empreendedoras.
Em seu relatório nota-se a participação ativa dos jovens, com o desenvolvimento de competências socioemocionais, como Comunicação Assertiva, Empatia e Criatividade. Sobre o perfil dos jovens atendidos, destaca-se que 64,70% das turmas são compostas por mulheres, e que 80% dessas mulheres são líderes de turmas. Além disso, 80,88% da turma se autodeclara como negra.
Outro ponto relevante é que o impacto social do projeto já é mensurável, visto que 5% dos jovens atendidos pelo projeto já estão inseridos no mercado formal de trabalho. E o restante da turma tem melhorado seu desempenho em processos seletivos, efetivando o objetivo do projeto de capacitar e promover a inclusão produtiva de jovens.
Associação de Jovens Produtores Indígenas Tingui Botó – Curso de Formação para a Juventude Tingui Botó: Artesanato e Agricultura Tradicional
O projeto oferece gratuitamente oficinas de artesanato e agricultura tradicional para uma turma de 20 jovens indígenas, sendo 68% mulheres, na Terra Indígena Tingui Botó, em Feira Grande (AL). Por meio de metodologia aplicada, os jovens constroem uma identidade coletiva da importância do artesanato como ferramenta de sua identidade, como uma ferramenta de geração de renda através da comercialização dos produtos.
O relatório de monitoramento do projeto aponta que a organização passou a ser de interesse da maioria dos jovens da comunidade. Além da execução das oficinas técnicas do projeto, a organização trabalha com temas que ajudam na formação política identitária, formação social e identidade étnica.
Amigos do Bem – Juventude, Educação e Primeiro Emprego: construindo um projeto de vida em Mauriti (CE)
Executado na cidade de Mauriti (CE), o projeto oferece gratuitamente a 100 jovens oficinas de Informática para o desenvolvimento de habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho, com a elaboração de apresentações e projetos. No último bimestre os alunos tiveram contato com Hardwares e Softwares, sendo explicado desde peças mais básicas dos computadores e notebooks até os softwares de edição de imagens e vídeos.
O relatório de monitoramento do projeto revela ainda que a organização tem se preocupado com o índice de evasão escolar dos jovens participantes do projeto, realizando a busca ativa dos evadidos e prestando suporte para questões de ensino básico, como a qualidade da escrita. 51% da turma é composta por mulheres, e 61% dos alunos se autodeclaram como negros, pardos ou indígenas. Além disso, a turma também conta com a presença de meninos e meninas PCDs.
Escola Dom Bosco – Jovens Imprimindo seu Futuro
O projeto Jovens Imprimindo seu Futuro é financiado pelo INW e executado pela Escola Dom Bosco em Recife (PE). O projeto oferece gratuitamente capacitação técnica nas áreas de Acabamento Gráfico, Pré-Impressão Gráfica e Impressão Gráfica para 46 jovens do município.
O relatório de monitoramento do projeto aponta a participação ativa desses jovens nas oficinas de capacitações técnicas e para o desenvolvimento das competências socioemocionais de Persistência, Entusiasmo, Respeito, Tolerância e Imaginação. No que diz respeito ao perfil dos jovens atendidos destaca-se que 58,7% são mulheres;. além disso, 8,69% dos jovens atendidos se autodeclaram LGBTQIA+ e 2,2% são mulheres trans.