Brasília, 28 de novembro de 2025. O Instituto NW integra hoje o lançamento da Política de Educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade, instituída pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 642, de 27 de novembro de 2025, em cerimônia realizada no Conselho Nacional de Educação. O evento reune gestores públicos, especialistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e instituições membros da Rede Nacional de Educação Cidadã, da qual o Instituto NW faz parte.
A política estabelece diretrizes que reconhecem a cidadania, os direitos humanos, a participação social e a sustentabilidade como dimensões essenciais da educação básica. Ao orientar redes de ensino a fortalecer práticas formativas que aproximam estudantes da vida pública de forma informada e responsável, a política converge com o trabalho que o Instituto NW desenvolve há oito anos em escolas, organizações sociais e comunidades em todas as regiões do país.
Para a fundadora do Instituto, Anne Wilians, essa agenda reafirma valores que acompanham o INW desde sua criação. Anne destaca que o Instituto NW nasceu com a convicção de que todas as pessoas têm o direito de conhecer seus direitos, serem reconhecidas como sujeitos de direitos e exercerem plenamente sua cidadania. Estar presente no lançamento fortalece essa missão institucional e reafirma o compromisso com práticas formativas acessíveis, responsáveis e transformadoras.
Com o lançamento da política, o Instituto NW reforça suas contribuições para a educação cidadã no Brasil
O lançamento da política nacional abre um ciclo importante para governos, redes de ensino e organizações da sociedade civil. Para o Instituto NW, esse marco nacional também é a oportunidade de dar visibilidade ao que vem sendo construído desde 2018. As tecnologias sociais do Instituto NW fortalecem a implementação da política e apoiam estados e municípios a desenvolver práticas alinhadas às novas diretrizes.
Com rigor metodológico, avaliação contínua e foco pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular, as tecnologias sociais do Instituto NW oferecem caminhos concretos para que educadores, jovens e comunidades ampliem sua compreensão sobre direitos, democracia, diversidade, participação social e sustentabilidade, pilares centrais da política lançada nesta sexta-feira.
Compartilhando Direitos, tecnologia social do Instituto NW que nasceu em 2018 e evoluiu para doze módulos formativos
O Compartilhando Direitos surgiu em 2018 como uma ação pontual de palestras sobre direitos em escolas públicas e organizações sociais. A demanda crescente de educadores e territórios por materiais consistentes levou o Instituto NW a transformar essa iniciativa em uma tecnologia social estruturada.
Hoje, em sua quarta fase de desenvolvimento, o Compartilhando Direitos reúne doze módulos formativos sobre democracia e funcionamento do Estado, diversidade étnico-racial, equidade de gênero, participação social, projeto de vida, sustentabilidade, acesso à justiça e ambientes de proteção. O programa inclui livro do professor, livro do estudante, sequências didáticas, atividades práticas e materiais de apoio que permitem que educadores trabalhem cidadania de forma territorializada.
O Compartilhando Direitos possui indicadores robustos que monitoram sua efetividade. Para qualificar ainda mais esse processo, o Instituto desenvolveu o Índice de Cidadania INW, instrumento de avaliação que analisa o que os jovens aprendem sobre direitos, como percebem sua cidadania e como exercem participação no cotidiano. O índice revela percepções sobre democracia, pertencimento, confiança institucional e engajamento comunitário, auxiliando educadores e gestores a planejar intervenções mais eficazes.
Um módulo do material está disponível para baixar gratuitamente: clique aqui.
Índice de Cidadania INW, avaliação integrada à formação cidadã
O Índice de Cidadania INW aprofunda a compreensão sobre a experiência cidadã dos jovens ao analisar dimensões como aprendizagem de direitos, percepção de cidadania e exercício cotidiano da participação. Trata-se de uma ferramenta que oferece dados qualitativos e quantitativos sobre como os jovens entendem democracia, participação social, acesso a direitos, convivência e pertencimento.
Esse instrumento orienta educadores, organizações sociais e redes de ensino a identificar desafios e potencialidades e fortalece o processo de tomada de decisão pedagógica. Ao integrar avaliação, formação e prática, o Índice de Cidadania consolida o caráter inovador do Compartilhando Direitos.
Cidadaniar, o verbo que se tornou projeto de educação cidadã
O Cidadaniar nasce de uma ideia simples e poderosa. Cidadaniar é exercer a cidadania, colocá-la em movimento e multiplicá-la nos espaços de convivência. Este projeto reúne sete guias formativos com conteúdos teóricos e oficinas práticas sobre direitos humanos, diversidade, juventudes, democracia e participação social.
Os materiais podem ser utilizados em escolas, organizações sociais, projetos comunitários, grupos de estudo, associações de bairro e rodas de conversa. Cada pessoa pode utilizar os guias tanto para sua formação quanto para multiplicar aprendizagens em sua comunidade. Todos os Guias Cidadaniar estão disponíveis para baixar gratuitamente: [inserir link]
Compromisso institucional duradouro
Para William Ruiz, Gerente de Inovação e Relações Institucionais do Instituto NW, a política lançada pelo Ministério da Educação reconhece a relevância de metodologias sólidas e baseadas em evidências para formar cidadãos mais conscientes. William afirma que as tecnologias sociais do Instituto NW foram construídas com rigor técnico e fundamentação pedagógica, e que a avaliação contínua dá solidez ao processo formativo. Segundo ele, essas tecnologias ampliam repertórios, fortalecem vínculos e desenvolvem competências cidadãs. Contribuir com a implementação de uma política nacional que valoriza essa dimensão é um passo importante para o país e reafirma o compromisso do Instituto com práticas que transformam vidas.
Educação cidadã, atuação em rede e visão de futuro
O Instituto NW integra a Rede Nacional de Educação Cidadã, que reúne instituições públicas, universidades, especialistas e organizações da sociedade civil comprometidas com o fortalecimento da educação cidadã em escala nacional. A presença no lançamento da política consolida o papel do Instituto como organização que produz conhecimento, forma educadores, apoia redes de ensino e fortalece a cidadania como valor público.
Anne Wilians reforça que fortalecer práticas de educação cidadã é contribuir com a construção de comunidades mais conscientes e democráticas e ampliar o acesso a práticas formativas que transformam vidas e territórios.
Sobre o Instituto NW
O Instituto NW atua há oito anos com programas de educação para a cidadania, acesso à justiça e inclusão produtiva. Seu propósito é promover educação e cidadania para fortalecer o Estado de Direito e transformar vidas. Com atuação em todo o país, o Instituto já impactou mais de setenta e cinco mil pessoas por meio de seus projetos, ações e tecnologias sociais. Suas iniciativas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à educação de qualidade, redução das desigualdades, fortalecimento de instituições e promoção de parcerias. O Instituto reafirma sua missão de apoiar educadores, jovens e comunidades em processos formativos que ampliam a compreensão de direitos, fortalecem o exercício pleno da cidadania e consolidam uma sociedade mais justa, ética e participativa.
