Projeto Cidadaniar: Cidadania em Ação

Cidadania não é só saber os direitos. É praticá-los!

O que é o Projeto Cidadaniar?

O Projeto Cidadaniar foi criado para formar, capacitar e mobilizar organizações sociais e comunidades para que os direitos saiam do papel e se tornem prática diária. Com uma abordagem inovadora baseada na Educação para a Cidadania Global (ECG), a iniciativa atua para ampliar o senso crítico sobre o Estado de direito por meio de diversas ações que promovem a Cultura da Legalidade, fortalecendo os princípios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cultura da Legalidade para uma Cidadania Global e com Equidade de Gênero

Promover a cultura da legalidade é essencial para que educadores fortaleçam, por meio da educação, o conhecimento dos indivíduos sobre seus direitos, responsabilidades e acesso à justiça. A Educação para a Cidadania Global contribui para esse processo ao desenvolver competências baseadas em valores como diversidade, equidade de gênero, sustentabilidade e direitos humanos promovendo o respeito, a responsabilidade social e o engajamento com a justiça social. Assim, o ambiente educativo se torna um espaço estratégico para formar cidadãos críticos, conscientes das leis e comprometidos com uma sociedade mais justa para todas e todos.

Guias Cidadaniar para multiplicar saberes e direitos: Direitos Humanos e Democracia

Público-alvo do projeto

Juventude

Atualmente, o Brasil tem a maior geração de jovens da história do país – são quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos –, o que configura um quarto da população. 54% dos jovens brasileiros não estão trabalhando nem estudando (Atlas das Juventudes, 2021).

Mulheres

A desigualdade de gênero é uma realidade que implica muitos desafios cotidianos para as mulheres brasileiras. O Brasil tem o 2º maior índice de desigualdade de gênero da América Latina (Fórum Econômico Mundial).

Migrantes e Refugiados

Existem mais de 60 mil pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil de mais de 117 nacionalidades diferentes (CONARE, 2021). O Brasil possui mais de 14 milhões de pessoas que não residem em seu município de nascimento (IBGE, 2010).

Conheça a linha do tempo do Cidadaniar

Sobre o INW

O Instituto Nelson Wilians (INW) acredita que ninguém deve desconhecer seus direitos e que o pleno exercício da cidadania é essencial para a construção de uma sociedade justa e democrática. Com o propósito de educação e cidadania para transformar vidas e fortalecer o Estado de Direito, o INW atua para democratizar oportunidades e reduzir desigualdades sociais, utilizando educação, direito e cultura da legalidade como ferramentas de transformação. Fundado em 2017 pela Dra. Anne Wilians, o Instituto capacita juventudes e mulheres, incentivando seu protagonismo e impacto na sociedade. Por meio de parcerias estratégicas com organizações da sociedade civil e programas inovadores, já impactou diretamente mais de 74 mil pessoas, promovendo mudanças duradouras e coletivas.

Sobre a Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é uma agência especializada do Sistema ONU, criada em 1945, no contexto do pós-guerra, para construir a cultura de paz na mente dos homens e das mulheres. Ancorada em suas áreas de mandato – Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação – a UNESCO tem o firme propósito de auxiliar seus Estados-membros a construir uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, proteger o patrimônio, fomentar a criatividade e respeitar a diversidade cultural, promover o avanço das ciências a serviço de um futuro sustentável, preservar a biodiversidade terrestre e marinha do planeta, favorecer a liberdade de expressão e construir sociedades do conhecimento.