Confira as OSCs aprovadas no Edital INW 2023

  • Categoria do post:Institucional

É com grande alegria que anunciamos as organizações aprovadas no Edital INW 2023.

Tivemos diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo Brasil e, para a melhor apuração dos projetos inscritos, utilizamos uma Matriz de Avaliação, desenvolvida pelo INW, que pontuou todas as dimensões do formulário de inscrição, considerando pilares de transparência, gestão, solidez e, principalmente, o potencial de impacto do investimento do INW no projeto.

Ao final deste processo, chegamos às quatro finalistas, que são:

Instituto Manda Ver (MANDAVER), com o projeto “Trilha de Carreiras”, em Maceió – AL.

O projeto tem como objetivo promover a inclusão produtiva de juventudes da comunidade de Vergel do Lago, na periferia de Maceió – AL, por meio de uma formação integral. O projeto irá atender 100 jovens que passarão por um percurso formativo que visa a sua emancipação social e econômica. A trilha de carreiras será composta pelos seguintes módulos: Capacitação de desenvolvimento pessoal e socioemocional, Curso de Empregabilidade, Plano de carreira, Curso de capacitação profissional em manutenção e de computadores e Inserção no mercado de trabalho.

Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), com o “Projeto de Qualificação Profissional em Múltiplas Ocupações: Assistente Administrativo, Recepção e Vendas”, em Jaboatão dos Guararapes – PE.

O projeto tem como objetivo promover a capacitação profissional de 180 jovens através do curso Múltiplas Ocupações: Assistente Administrativo, Recepção e Vendas. A metodologia ado projeto será desenvolvida sob perspectiva humana e cidadã, que permita que os jovens possam desenvolver suas dimensões sociais, políticas e culturais. Além das capacitações profissionais, os jovens terão aulas sobre mercado de trabalho e marketing pessoal, dessa forma, pretende-se garantir a qualificação profissional dos jovens e, posteriormente, o acesso ao mercado de trabalho.

Instituto da Primeira Infância (IPRED), com o projeto “Transformaria”, em Fortaleza – CE.

O projeto tem como objetivo oferecer capacitação profissional em Culinária para 100 jovens mulheres de Fortaleza e região. Além da capacitação profissional, o projeto irá promover o fortalecimento de vínculos familiares e profissionais e formação de competências individuais, facilitando a inclusão produtiva dessas jovens mulheres e as incentivando a promoverem transformações individuais e coletivas. Além da capacitação profissional, o projeto irá promover o letramento básico em empreendedorismo, economia criativa e no uso de redes sociais para comunicação de serviços e produtos gastronômicos sustentáveis e conta com a realização de uma Feira de Economia Criativa na conclusão de cada uma das turmas.

Escola Dom Bosco (EDB), com o projeto “Jovens Imprimindo seu Futuro”, em Recife-PE.

O projeto tem como objetivo oferecer capacitações profissionais na área gráfica para 120 jovens de Recife – PE. Oferta cursos ofertados será os de Arte Finalização, Acabamento Gráfico e Impressão Gráfica Offset, alinhando uma demanda do mercado da região, com uma demanda social de inclusão produtiva destes jovens.  Além da capacitação profissional, os jovens contarão com acompanhamento psicossocial e atividades que terão como objetivo o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento cidadão.

Em comum, todos os projetos terão como meta a inclusão produtiva de 5% dos jovens atendidos e receberão, ao longo de 2023, o projeto Compartilhando Direito, do Instituto Nelson Wilians, que irá trabalhar com os jovens as temáticas de cidadania, participação social e diversidade étnico-racial e de gênero.

O INW entrará em contato por e-mail com essas Organizações da Sociedade Civil selecionadas para alinhar os próximos passos até a assinatura do contrato. Todas as organizações selecionadas receberão a visita técnica do INW, por meio do Gerente de Projetos Sociais, William Ruiz, para compreender in loco, a infraestrutura física e pedagógica das organizações e dos projetos.

Agradecemos as demais OSCs que se inscreveram e participaram do processo de seleção do Edital INW 2023. Desejamos que todas continuem executando seus respectivos projetos, ajudando a transformar a realidade das juventudes brasileiras e construindo um país com mais oportunidades e menos desigualdade social. Mantemos nossas portas abertas para a participação em outros programas por nós executados.