Juventudes e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais

  • Categoria do post:Institucional

INW ministra palestra sobre Empoderamento Social e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para adolescentes e jovens de OSCs parceiras.

Nos meses de fevereiro e março de 2019, o INW, por meio do seu gerente de projetos sociais, William Ruiz, ofereceu um momento de diálogo e troca de experiências para as juventudes das organizações da sociedade civil parceiras do INW que são beneficiadas com o Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras.

O encontro com os destinatários das OSCs, teve como objetivo a promoção do diálogo sobre o engajamento de adolescentes e jovens em causas sociais, e o desenvolvimento de competências socioemocionais que a educação e o mercado de trabalho têm privilegiado.

Com o pensamento de Paulo Freire, importante educador brasileiro, William Ruiz ressaltou a necessidade de “empoderar a si mesmos, devolvendo uma consciência crítica sobre a realidade, bem como, desenvolver habilidades adormecidas pela atuação do meio em que vivem”.

Desenvolver competências socioemocionais para se tomar decisões bem sucedidas, possibilita às juventudes uma nova visão de mundo, onde terão capacidade para lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se de forma saudável com os outros, disposição de colaborar e mediar conflitos e habilidade para solucionar problemas. Essa temática tem sido recorrente em ambientes educacionais.

O diálogo com as juventudes foi dinâmico, participativo e formativo. Compartilhar experiências e construir saberes com as juventudes, de hoje, dá condições de que o INW compreenda a realidade existente e sugira novos projetos que viabilizem uma educação de qualidade, equitativa e igual para todos.