eZAPe! Virtudes Empreendedoras

Desenvolvendo o protagonismo juvenil.

Virtudes Empreendedoras!

O Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras, um programa do parceiro Instituto Alair Martins – IAMAR, tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais, estimular o protagonismo juvenil, contribuir na formação de adolescentes e jovens autônomos, solidários, dotados de valores e preparados para o novo mundo do trabalho.

Dimensões do Programa eZAPe!

Desenvolvimento pessoal: formação de um jovem autônomo, dotado de bons critérios e valores para avaliar e decidir o caminho a seguir em sua vida.

Desenvolvimento social: formação de um jovem solidário, disposto a envolver-se com as questões que dizem respeito ao bem comum.

Desenvolvimento produtivo: formação de um jovem capaz de inserir-se no mundo do trabalho, assumindo uma postura empreendedora nos campos profissional, empresarial ou social.

A Proposta

A tecnologia do programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras, tem como proposta a transformação social, por meio de uma metodologia exclusiva que utiliza técnicas voltadas ao empreendedorismo. Todo o conhecimento é replicável e contribui para que as novas gerações se transformem em jovens empreendedores.

O Diferencial

O diferencial do programa eZAPe! está pautado em uma educação para os valores, num método pedagógico que cria espaços e condições para que o adolescente e o jovem vivencie e incorpore princípios construtivos, desenvolvendo competências socioemocionais para lidar com os desafios do século XXI. Os educadores são capacitados para tornarem-se aplicadores do programa. É disponibilizado um material pedagógico que possibilita uma formação integral do educador e do aluno.

Desenvolvimento de Competências Socioemocionais

O curso, como um todo, possibilitará o desenvolvimento de Competências Socioemocionais para o século XXI. Hoje, desenvolver uma inteligência emocional e social possibilita uma formação integral do educador e do aluno.

Alguns pesquisadores, como James Heckman*, apresentam alguns resultados sobre o desenvolvimento de Competências Socioemocionais

  1. Previnem Bullying
  2. Aumentam criatividade
  3. Aumentam a empregabilidade
  4. Promovem trabalho em equipe
  5. Diminuem ansiedade e depressão
  6. Estimulam escolhas responsáveis e saudáveis
  7. Diminuem índices de violência e comportamento antissocial
  8. Melhoram desempenho acadêmico
  9. Ajudam a superar perdas
  10. Ajudam a conscientizar sobre talentos e limitações
  11. Melhoram o nível de renda

*James Heckman, Economista, Prêmio Nobel em 2000. Criou métodos científicos para avaliar o impacto de programa sociais e emocionais.

Conteúdo do Programa eZAPe!

  1. Início de conversa
  2. Virtudes Empreendedoras
  3. Criação do projeto
  4. Cuide bem do seu jardim
  5. Trabalho de campo
  6. O mercado
  7. O projeto
  8. Protótipo
  9. Marketing
  10. Plano de trabalho
  11. Elementos financeiros
  12. Agora é com você
  13. Feira de Empreendedorismo
+
0
adolescentes e jovens capacitados
0
estados e 6 cidades
0
Organizações da Sociedade Civil parceiras

Mais Informações

Carga Horária: 40 horas

13h presenciais | 27h remotas

Quero este projeto na minha ONG!

Fale conosco para saber como aplicar o projeto eZAPe! em sua organização. Mande um email para contato@inw.org.br fazendo sua solicitação.