Jaboatão – Oratório | 2ª Feira de Empreendedorismo Juvenil

  • Categoria do post:Imprensa
Publicado por Vanessa Mendes em Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga | Recife – PE

O Centro Educacional Dom Bosco – Oratório Jaboatão realizou a 2ª Feira de Empreendedorismo, em parceria com o Instituto Nelson Wilians (INW), braço de ações sociais do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, uma organização sem fins lucrativos que atua em todo o Brasil com foco no empoderamento social como condição para superação das desigualdades.

O evento foi a culminância da aplicação do Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras que tem como objetivo “desenvolver competências socioemocionais, estimular o protagonismo juvenil, contribuir na formação de adolescentes e jovens autônomos, solidários, dotados de valores e preparados para o novo mundo do trabalho” (INW). Mais de 100 jovens foram beneficiados com as aulas aplicadas pelas educadoras do CEDB Vanessa Mendes e Rosilene Santos utilizando a plataforma.

Representantes da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Município de Jaboatão, empreendedores locais, diretores e professores de escolas, além de alunos do ensino médio da rede municipal e estadual, estiveram presentes e puderam apreciar o potencial de nossos jovens e de seus projetos inovadores. Contamos também com a presença salesiana do Pe. Renato Jorge e do seminarista Antônio Neto, da coordenadora pedagógica Fernanda Santana, do coordenador administrativo Valdecir Urbano, e dos educandos do projeto Coletivo Jovem regidos pela educadora Renata Cruz.

Os novos empreendedores vivenciaram ainda, num segundo momento, o programa de mentoria para a vida, ouviram palavras de motivação do Dr. Fernando Pinto, e participaram do treinamento “Você pode mais” com o master coach Neylin Barboza. Essas ações integram o projeto Administração, Cultura, Cidadania e Paz desenvolvido desde 2018 no Centro Educacional Dom Bosco e que já impactou na formação humana e profissional de mais 300 adolescentes e jovens e inserindo cerca de 40% dos atendidos no mundo do trabalho.