Através do Edital de Apoio a Projetos do INW, no mês de fevereiro passamos a apoiar o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, no desenvolvimento do projeto “Administração, Cultura, Cidadania e Paz,’ que está capacitando profissionalmente jovens e adolescentes a partir dos 15 anos de idade.
O projeto pretende contribuir com a mudança da realidade juvenil e da continuidade do ciclo da pobreza, do desemprego dos adolescentes e jovens da região periférica de Jaboatão, buscando atuar no binômio capacitação profissional versus inserção no mundo do trabalho. A qualificação profissional ofertada, desempenha um papel importante na formação dos adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para a força produtiva em todas as áreas laborais que necessitam de habilidades administrativas, profissão esta que vem demandando maior quantitativo de vagas abertas de emprego nas empresas da região.
“A maior expectativa do curso é auxiliar os jovens nos desenvolvimentos das suas habilidades socioemocionais e técnicas para o mercado de trabalho conectando-os com seus objetivos em busca de transformação de vida junto ao acesso a novas oportunidades de geração de renda, percorrendo nas bases do estudo, trabalho e empreendedorismo, incentivando-os e estimulando-os ao pensamento crítico, comunicação assertiva e protagonismo”, diz Rosilene Santos, educadora de administração no projeto.
Serão beneficiados 320 adolescentes e jovens, impactando 1.280 famílias. O CEDB vem trabalhando há 75 anos, buscando transformar a vida de jovens através do empoderamento social e Educação. As aulas acontecerão de forma híbrida, conforme o desenvolvimento da pandemia, a intenção é que os alunos tenham o máximo de acompanhamento ao longo dos 10 meses de curso.
“Acreditar na Justiça Social é perceber que todos precisam de oportunidades de forma equitativa, e que todos precisam ser preparados para o mundo, principalmente a população jovem e adolescente. Por isso, apoiar ações que possam construir espaços democráticos de empoderamento social com educação de qualidade é muito importante para nós.” Dra. Anne Wilians, CEO do INW.