O Instituto Nelson Wilians (INW) e o Nelson Wilians Advogados (NWADV) estão apresentando sua mais recente ferramenta na luta contra o racismo: o Manual Antirracista, dedicado à desconstrução dos pensamentos e comportamentos racistas profundamente naturalizados em nossa sociedade.
O manual, cuidadosamente elaborado, é uma resposta direta à necessidade urgente de desafiar e transformar atitudes, visando criar um ambiente onde a diversidade étnico-racial seja verdadeiramente valorizada e respeitada, em direção a um futuro mais igualitário e justo para todos.
“Estamos plenamente conscientes de que ao fomentar a inclusão e ao promover uma força de trabalho que verdadeiramente reflete nossa sociedade, não apenas fortalecemos nossas empresas, mas também desempenhamos um papel fundamental na construção de um futuro mais equitativo e harmonioso para todos”, destaca Nelson Wilians, fundador e presidente do NWADV.
Para a advogada Anne Wilians, presidente do INW, o manual é um passo importante em direção à desnaturalização dos pensamentos e comportamentos racistas profundamente enraizados em nossa sociedade.
“É fácil achar que aquilo que é aprendido ao longo do nosso desenvolvimento não pode ser modificado, mas a verdade é que nós nunca deixamos de rever o mundo sob novos prismas. Por mais que as condutas enraizadas sejam difíceis de mudar, sempre é possível revisar, entender e reorientar nossas formas de ação na sociedade.”, esclarece Anne Wilians. “Nesse contexto, o manual não é apenas uma fonte de informação, é um chamado para a ação.”
Além do lançamento do manual, o INW e o NWADV estão comprometidos em promover uma série de palestras educativas, com o objetivo de construir estratégias práticas para a desconstrução de pensamentos e comportamentos racistas naturalizados. A primeira palestra ocorreu no dia 1º de novembro, com a ativista e escritora Fayda Belo.
O manual está acessível a todos gratuitamente. Baixar