Segundo a pesquisa Empregabilidade do Jovem, publicada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho, 55% dos jovens brasileiros entre 14 e 24 anos de idade estão sem emprego. Esse dado é alarmante pensando principalmente nos desafios de garantir inclusão produtiva aos jovens do país.
Tendo estes números como cenário, o Instituto Nelson Wilians promove o Edital INW, projeto destinado em fortalecer financeiramente organizações sociais ao redor do Brasil, além de oferecer estrutura e metodologias para que estas OSCs possam oferecer programas formativos destinados à educação para a cidadania, além de promover a inclusão produtiva dos jovens beneficiados por essas organizações.
Até o mês de maio a iniciativa já tinha beneficiado 884 jovens e mulheres atendidos por oito organizações sociais do Terceiro Setor, distribuídas em sete estados brasileiros. A ideia é que até o fim de 2024 o projeto beneficie mais de mil jovens com os projetos.
Os tópicos abordados no percurso formativo são divididos entre entre Educação para a Cidadania, por meio do Projeto Compartilhando Direito e em Inclusão Produtiva de jovens e mulheres, com o Projeto Potencialize. Dentre os temas apresentados pelas formações os alunos aprendem sobre: Democracia e Espaços Democráticos, Direitos Humanos, Constituição Federal, Participação Social e Políticas Públicas, Direitos das Mulheres e Desigualdades de Gênero, Violência contra a Mulher, Diversidade Étnico-Racial, Direitos Étnico-Raciais, Acesso à Justiça, Comunicação e Fake News, e a Organização do Estado Brasileiro. Com relação ao Potencialize, as trilhas formativas abrangem temas como: Conceitos essenciais de Negociação e Português; Estágios da Negociação e Oratória; Estratégias de Negociação e Constituição Federal; Competências Socioemocionais e Processos Judiciais; Criatividade e Emoções nas Negociações e Marketing Pessoal; Comunicação e Persuasão e Negociação Virtual; Currículos e Entrevistas.
Todo esse percurso formativo foi pensado para fortalecer a formação dos jovens nos territórios em que o Edital INW alcança, ao mesmo tempo que os torna protagonistas pelas mudanças no seu território e também oferece possibilidades reais de alçar uma carreira profissional no mercado.
“Para o Instituto Nelson Wilians, investir em inclusão produtiva é uma estratégia fundamental no combate à pobreza e à desigualdade social, garantindo, efetivamente, o exercício pleno da cidadania e a geração de trabalho e renda estáveis, duradouros e dignos para populações em situação de vulnerabilidade”, ressalta Anne Wilians, presidente do INW.
Sobre o Edital INW: O Edital INW 2024 seleciona e investe em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvam projetos de capacitação profissional para juventudes e mulheres. As OSCs escolhidas receberão apoio financeiro, tecnológico, comunicacional e jurídico, além de acesso à rede INW e às tecnologias sociais Compartilhando Direito e Potencialize. As organizações devem ter pelo menos um ano de existência e beneficiar no mínimo 100 pessoas.
Sobre o Compartilhando Direito: é uma tecnologia social que tem como foco a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da legalidade. Utilizando uma metodologia única de educação para a cidadania, o projeto visa democratizar o acesso ao conhecimento jurídico e estimular a participação ativa na sociedade. Essa tecnologia inspirou outra iniciativa do INW, em parceria com a Unesco Brasil, chamada “Cidadaniar”, lançada em 2022. Com impactos significativos já observados, o projeto busca:
- Democratizar o conhecimento sobre direitos, com ênfase na cidadania, participação social e na diversidade étnico-racial e de gênero.
- Incentivar o exercício ativo da cidadania, capacitando jovens e mulheres a se tornarem protagonistas em seus territórios.
Sobre o Potencialize: É uma tecnologia social orientada para a inclusão produtiva através da capacitação profissional em Negociação, com um enfoque particular no segmento de Recuperação de Crédito. Este setor, que vem crescendo rapidamente no Brasil, apresenta uma oportunidade única de emprego para os jovens. O projeto desenvolve habilidades e competências cruciais, aumentando a confiança e as perspectivas de futuro dos participantes. Por meio deste programa, o INW busca:
- Promover a inclusão no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que buscam a primeira oportunidade profissional.
- Desenvolver habilidades essenciais em negociação e comunicação, fundamentais para o sucesso em diversos campos profissionais.
Siga o Instituto Nelson Wilians no Instagram para acompanhar de perto os projetos que realizamos!