Inspetoria em nova parceria para atender os jovens de duas unidades em Recife

  • Categoria do post:Imprensa

Ação Social: Inspetoria em nova parceria para atender os jovens de duas unidades em Recife

A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil firma parceria para o segundo semestre de 2018 com o Instituto Nelson Wilians, uma organização sem fins lucrativos criada pela empresa Nelson Wilians e Advogados Associados, com o objetivo de fomentar o empoderamento social de pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando por meio de programas e ações com foco em educação inclusiva e equitativa de qualidade. Assim, estabelece uma parceria com o Instituto Alair Martins – IAMAR, para ajudar nessa oportunidade oferecida com um programa chamado “eZAPe!”.

Segundo o instituto, a parceria com o Programa eZAPe – Virtudes Empreendedoras é uma das iniciativas baseadas no pilar da Tecnologia Educacional. Seu objetivo é incentivar e contribuir para que jovens e adolescentes desenvolvam uma visão empreendedora da vida, dotando as novas gerações de uma filosofia de vida funcional com a sua emancipação pessoal, social e produtiva.

O eZAPe é um programa desenvolvido pelo IAMAR – Instituto Alair Martins e pela DreamShaper, entidades parceiras do INW. Composto por técnicas e metodologias replicáveis que geram soluções eficientes de transformação social, o eZAPe é uma proposta inovadora de desenvolvimento que alia um método pedagógico à educação para o empreendedorismo, criando espaços e condições para os jovens vivenciarem e incorporarem princípios construtivos, desenvolvendo valores, atitudes e habilidades para lidar com os desafios. Seu diferencial é formar cidadãos mais capazes e aptos a multiplicar esse desenvolvimento no meio em que estão inseridos.

Nos dias 23 e 24 de junho, aconteceu a capacitação das educadoras Angélica Oliveira (EDB), Vanessa Mendes (CEDB) e dos coordenadores Fernanda Santana (EDB) e Valdecir Urbano (CEDB), em São Paulo. Os mesmos irão replicar a plataforma e metodologia para os demais colaboradores, para que repassem para os 120 educandos que irão utilizar a metodologia no Centro Educacional Dom Bosco – Oratório Jaboatão e 800 jovens da Escola Dom Bosco em Recife.

Ao final, serão certificados e escolhidos os melhores projetos das instituições parceiras no Brasil, para apresenta-lo a investidores. Haverá, ainda esse ano, uma visita técnica para conhecer os espaços (A ISNEB é a única instituição fora de São Paulo como 920 licenças – CEDB/EDB). Alegramo-nos no Senhor com essa nova parceria em poder ofertar mais possibilidades de transformar e salvar vidas dos jovens de nossas unidades!

Participaram da formação: Associação Aliança de Misericórdia; Associação Beneficente Vivenda da Criança; Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade; Associação Projov – Programa Rotário para Jovens; Centro de Assistência Social e Formação Profissional São Patrício; Centro Educacional Dom Bosco; Centro Social da Paróquia Santa Luzia; Escola Dom Bosco; Escola Salesiana São José; Instituto Gerando Falcões; Obra Social da Paróquia de São Mateus Apóstolo; Obra Social São Benedito; União Brasileiro Israelita do Bem-Estar Social.