INW e NWADV realizam Júri Simulado com CEAP Pedreira

  • Categoria do post:Institucional

O INW foi convidado para realizar uma ação envolvendo advogados sócios e associados da NWADV e 20 alunos do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), no bairro Pedreira, zona sul de São Paulo. A organização social oferece cursos de formação e qualificação profissional no contraturno escolar, integrando a Formação Humana dos atendidos em situação de alta vulnerabilidade social. A proposta de parceria partiu do Jurista Dr. Ives Gandra Martins, Presidente do Conselho Consultivo da organização.

Na ação, o time de profissionais voluntários da NWADV se divide em 3 grupos, sendo que defesa e acusação realizam o estudo de um caso fictício junto aos alunos da CEAP. O terceiro grupo será responsável pelo julgamento do caso, que envolve temas contemporâneos e que dialogam com o cotidiano dos jovens e adolescentes.

O Dr. André Menescal, sócio-diretor das filiais do Ceará e Maranhão, é um dos voluntários integrando o time de acusação. “O Júri Simulado é um exercício de dialética, retórica, mas sobretudo de empatia. A dinâmica de um júri obriga os envolvidos a entender que para cada situação há mais de uma narrativa válida e perfeitamente digna de defesa. Essa lógica vale para qualquer área profissional em que se atue. Compartilhar essa experiência com os alunos do CEAP é um enorme aprendizado, e tenho certeza que, para eles, funcionou como um ponto aprimoramento nas habilidades que vão precisar em suas vidas profissionais”, ele conta.

Na composição do time de defesa, está a Dra Maristela Basso, sócia-diretora na matriz NWADV, em São Paulo. Na visão dela, “a atividade do Júri Simulado vai permitir que os jovens estudantes desenvolvam suas capacidades de pesquisa e análise crítica, assim como suas habilidades de retórica, persuasão e trabalho em equipe. Ademais, os debates vão oportunizar aos jovens melhor entender sobre temas importantes como a ‘maioridade penal’ e do ‘uso responsável da Internet’.

No Júri, estará a Dra. Ariane Vanço, sócia-diretora também na matriz NWADV. Para ela, o júri simulado é uma estratégia para a abordagem de temas polêmicos e relevantes, que tem como objetivo a reflexão do assunto sob diferentes óticas. “Esse exercício teatral, permite a construção e desconstrução de conceitos a partir dos argumentos e estudos realizados baseados no tema proposto. É um convite a mergulhar, de forma lúdica, no conceito e nas consequências que determinadas ações são capazes de gerar, além de instigar o senso crítico e reflexões sobre dramas da sociedade moderna”.

Os alunos já estão sendo orientados pelos profissionais. A simulação será realizada de forma on-line no dia 28 de outubro.