A democracia é o sistema que permite aos cidadãos o pleno exercício de seus direitos.
Hoje é celebrado no mundo todo o Dia Internacional da Democracia. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo principal de lembrar a “Declaração Universal da Democracia”, assinada em setembro de 1997 por representantes de 128 países.
A democracia representa um direito fundamental da cidadania, destinado a ser exercido em um ambiente com condições de liberdade, igualdade, transparência e responsabilidade, considerando o respeito pela pluralidade de perspectivas e vivências, visando sempre o benefício da comunidade.
Ao adotar a data, a Assembleia Geral da ONU reafirmou que a democracia é “um valor universal baseado na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural, bem como na sua plena participação em todos os aspectos da vida”.
Apoio à democracia aumentou no Brasil
Em 2022, a democracia foi apontada como melhor forma de governo por 73% dos brasileiros, segundo os dados da 20ª edição da pesquisa Panorama Político do DataSenado.
Comparativamente, em 2019, 58% dos cidadãos tinham essa opinião. Enquanto 11% consideravam que um governo autoritário poderia ser preferível em algumas situações, 9% manifestaram indiferença entre um governo democrático ou autoritário. Além disso, 6% não sabiam ou não responderam.
Saúde e Educação
A saúde continua a ser apontada por 26% dos brasileiros como a maior preocupação.
No entanto, também houve um aumento na preocupação relacionado à educação, que subiu de 6%, no início de 2021, para 15% neste momento, se igualando ao maior nível da série histórica alcançado em meados de 2012. Isso mostra que, além do aumento das pessoas que consideram a democracia como melhor opção, houve também um aumento relacionado à consciência do que deve fazer parte desse sistema político. Afinal, a garantia plena de questões como saúde, educação, segurança, justiça e cultura faz parte de uma democracia bem estruturada.
O propósito do INW é criar e democratizar oportunidades e conhecimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, colaborando com a garantia dos direitos de todos os cidadãos, por meio de projetos que fortalecem o exercício da cidadania e o acesso à justiça, trabalhando sempre alinhado aos princípios da nossa democracia e à cultura da legalidade.
E nesse Dia Internacional da Democracia, a UNESCO e o Instituto Nelson Wilians lançam a Rede Cidadaniar, em parceria com organizações da sociedade civil que transformam diversas regiões do Brasil por meio do fortalecimento da cultura da legalidade.
Saiba mais sobre o Cidadaniar.
Fique por dentro de nossos projetos.