6 meses de impacto social por meio do voluntariado

  • Categoria do post:Institucional

Durante o primeiro semestre de 2021 o Instituto Nelson Wilians ofereceu 22 encontros do projeto Compartilhando Direito em 16 Organizações Sociais das cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Jaboatão dos Guararapes. Em parceria com 41 voluntários, profissionais do Nelson Wilians Advogados, abordamos os seguintes temas: Direito da mulher, Diversidade étnico-racial, Direito do trabalho e Direito da Família, beneficiando educadores, familiares e alunos. Ao todo, impactamos a vida de 809 pessoas. 

O projeto Compartilhando Direito atua desde 2018 em conjunto com voluntários do Nelson Wilians Advogados, tendo como propósito fundamental o da transmissão de conhecimentos sobre os nossos direitos. “Conhecer os nossos direitos é fundamental para o empoderamento e emancipação social, tendo isso, é possível diminuir a democratização da desigualdade e garantir um futuro justo e equitativo. É o que nós do INW buscamos proporcionar “, ressalta Anne Wilians, CEO do INW. 

Outra experiência de voluntariado é o Júri Simulado, onde profissionais do NWADV realizam mentorias e uma peça teatral para que os alunos beneficiados com o projeto, consigam ter a experiência de um tribunal. Contamos com o engajamento de 14 advogados e advogadas voluntários do NWADV e 30 alunos da OSC Centro Educacional Dom Bosco de Jaboatão dos Guararapes (PE), o projeto teve enorme sucesso ao proporcionar uma experiência única de simulação de júri popular de caso fictício, atribuindo uma nova oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo do Direito. 

            O primeiro semestre foi encerrado com a participação de 55 voluntários em seu total, neste segundo semestre, 80 novos voluntários realizaram a inscrição para cooperar junto ao Instituto Nelson Wilians, desta maneira, o INW conta com 151 voluntários para atuar em nossos projetos. No dia 4 de agosto foi realizado um encontro com cerca de 76 participantes, com o objetivo de apresentar o programa e o voluntariado.  

O trabalho voluntário é uma ação cívica onde o indivíduo doa seu tempo e habilidades para causas sociais ou entidades públicas e privadas sem fins lucrativos. Ele pode ter fins culturais, educativos, científicos, recreativos ou de assistência social e as ações são regulamentadas e asseguradas pela Lei 9.608/1998.

Além disso, o voluntariado colabora com o exercício da cidadania, possibilitando que o voluntário desenvolva suas habilidades profissionais e pessoais, como a comunicação, empatia, senso de comunidade e etc.. 

‘’A experiência de voluntariado se mostra como grande agente de transformação social, é por meio da realização destes projetos que se torna possível a troca de conhecimentos tão importantes para construir um futuro mais social democrático.’’ William Ruiz, gestor do INW.