Retrospectiva Compartilhando Direito 2021

  • Categoria do post:Institucional

Desenvolvido pelo INW, o Projeto Compartilhando Direito surgiu a partir da percepção de que os territórios economicamente vulneráveis e com maior densidade habitacional encontram maior dificuldade no acesso aos seus direitos fundamentais e, não raro, sequer têm conhecimento sobre eles.

Desde 2018, o projeto engaja profissionais voluntários do Nelson Wilians Advogados para discutir diversos temas, como: Direito da Mulher, Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito do Refugiado e Diversidade Étnico-Racial.Como bem ressaltou Anne Wilians, fundadora e presidente do Instituto Nelson Wilians, “uma população que conhece seus direitos é uma população capaz de transformar positivamente sua realidade, de se empoderar e abandonar a experiência de uma cidadania marginalizada”.

O voluntariado social é uma forma de contribuição para o desenvolvimento sustentável das organizações sociais. Por isso, os profissionais do NWADV constroem os conteúdos e oferecem de forma gratuita às entidades.


Por meio de palestras e workshops remotos ou presenciais, os colaboradores do NWADV às OSCs (Organizações Sociais da Sociedade Civil). Até agora, o projeto já beneficiou 3.674 pessoas diretamente, de 53 organizações. Neste ano, o Compartilhando chegou a novas regiões, entre elas a Paraíba , Amazonas e Distrito Federal.

“Precisamos abrir nossos olhos para os problemas sociais, ver de perto, escutar o próximo, e essa foi uma grande oportunidade. Espero que o projeto continue e que possamos nos aproximar ainda mais”, ressalta Ricardo Rodrigues, advogado do NWADV, da filial de Brasília, e voluntário no Compartilhando Direito.

Com certeza, o Compartilhando Direito seguirá firme nessa nobre missão para o desenvolvimento sustentável das organizações sociais.

O INW agradece profundamente a todos os voluntários que estão empenhados em levar o projeto à frente e para mais entidades e pessoas. Que bom poder contar com o sorriso, parceria e o apoio de todos. Feliz Voluntariado. Feliz 2022!