Posts do Instituto NW destacam o Dia da Justiça Social

  • Categoria do post:Institucional

Com o intuito de fomentar a reflexão sobre o combate à pobreza, à discriminação, ao desemprego e a outras formas de exclusão ou marginalização, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 20 de fevereiro como o Dia da Justiça Social.

Em comemoração a esta data, o Instituto Nelson Wilians preparou uma série de publicações em formato de ‘carrossel’, visando destacar a importância de valores como equidade, igualdade, respeito à diversidade, acesso à proteção social e aplicação dos direitos humanos em todas as esferas da vida humana.

Apesar dos esforços, a justiça social ainda permanece como um ideal difícil de alcançar para grande parte da humanidade. A violação do direito humano à educação é uma injustiça social.

“A educação promove a justiça social. Seja parte dessa mudança!” Esta é uma das mensagens que serão compartilhadas, com foco na educação, uma das principais linhas de ação do Instituto no projeto Cidadaniar.
O Projeto Cidadaniar, por meio de uma abordagem de educação para a cidadania global, é uma das ações estratégicas que, no âmbito da cooperação técnica entre a UNESCO no Brasil e o Instituto NW, contribui para o rompimento das barreiras que impedem a justiça social de se tornar uma realidade para todos.

O Instituto NW reconhece que a educação pode fazer mais do que apenas ensinar conhecimento e habilidades; ela pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver valores, habilidades e mentalidades nas pessoas, capacitando-as a serem agentes de mudança na sociedade.

“A desigualdade global tem se agravado nos últimos anos, com 767 milhões de pessoas atualmente vivendo em extrema pobreza, o que equivale a menos de 9 reais por dia”, destaca Anne Wilians, presidente do INW. “Acreditamos que a Educação seja um poderoso instrumento para fomentar a justiça social e conferir dignidade àqueles em situação de vulnerabilidade. Discutir justiça social é abordar direitos, oportunidades, solidariedade e cooperação.”

Confira a publicação em nosso Instagram.