O INW agradece todos os parceiros de 2020

  • Categoria do post:Institucional

O ano de 2020 está sendo desafiador para todos os setores, e para as organizações sociais não foi diferente. Em meio à pandemia, o INW não se omitiu do seu compromisso com a justiça social e garantia de direitos. Por isso, idealizou e apoiou programas que contribuíram com o isolamento social e que levaram informação e conhecimento de forma segura, por meio de encontros online.

Em março apoiamos, em parceria com o Grupo Taiz Campbell, o Programa Conexão GTC Solidária, em que médicos voluntários ofereceram gratuitamente atendimento por telemedicina, reduzindo a necessidade dos atendidos se deslocarem até hospitais. Foram mais de 8,5 mil atendimentos em território nacional e no exterior, e mais de 100 profissionais voluntários.

Também em março, teve início o Projeto Justiceiras como resposta ao aumento de casos de violência em função do isolamento. Idealizado pelo INW em parceria com os Institutos Bem Querer Mulher e Justiça de Saia, o projeto oferece às meninas e mulheres vítimas de violência doméstica orientação nas áreas jurídica, psicológica, socioassistencial, rede de acolhimento e atendimento médico, quando necessário. Em nove meses de atuação, mais de 2.800 vítimas foram atendidas, e 3.800 mulheres se voluntariaram no auxílio às vítimas.

A partir de junho, foram realizados 2 ciclos do Programa INW Conecta, sendo o primeiro voltado às organizações sociais parceiras do instituto e o segundo aberto à toda sociedade. Em encontros online com convidados especialistas, foram abordados temas urgentes e contemporâneos, como racismo, masculinidade saudável e empoderamento feminino. No segundo ciclo, incluímos temas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Esses conteúdos estão disponíveis no YouTube da NWADV e podem ser acessados clicando aqui.

Anne Wilians, Presidente e Fundadora do Instituto observa que “A pandemia nos pegou de surpresa. No Instituto, nós nos reinventamos com toda a resiliência e inovação que se fez necessária. Muitos projetos que tinham previsão de início precisaram ser adiados e, por outro lado, percebemos demandas urgentes inerentes às organizações sociais. Nos sensibilizamos ainda mais para o tema de enfrentamento e combate à violência contra a mulher. Muitas parcerias foram estabelecidas e seguimos otimistas com os frutos que serão colhidos nos próximos anos”

O INW fica honrado em perceber o fortalecimento das redes diante da necessidade de inovação e adaptações impostas pelo Coronavírus. Mesmo diante de um cenário atípico, impactamos mais de 11 mil beneficiários diretos, o que só foi possível porque contou com a parceria de organizações e voluntários, que somaram forças e acreditaram nas iniciativas do Instituto. Agradecemos imensamente a confiança e disponibilidade em levar informação, conhecimento e garantia de direitos a todo território nacional. Estamos otimistas com a chegada de um novo ano e com a possibilidade do estreitamento dessas parcerias.  

Feliz 2021! Boas festas!