INW visita organizações sociais pernambucanas contempladas nos editais de apoio financeiro

  • Categoria do post:Institucional

De 24 a 28 de maio, nosso Gestor William Ruiz, realizou visitas às organizações sociais parceiras em Pernambuco, com a finalidade de monitorar e acompanhar o impacto social gerado pelas entidades que recebem apoio financeiro do INW.

No dia 24, a visita começou no Centro Educacional Dom Bosco, de Jaboatão dos Guararapes – PE, onde acompanhamos a entrega de cestas básicas para as famílias atendidas pelos alunos. No dia seguinte, 25 de maio, reunimos com os gestores Fernanda Santana e Valdecir Urbano, com as educadoras Vanessa Mendes e Rosilene Santos e com os alunos que participam do curso profissionalizante “Administração, Cultura, Cidadania e Paz” para ouvi-los sobre como esse apoio financeiro impacta o trabalho da organização e a vida dos jovens que se preparam para o mercado de trabalho. A visita se encerrou no dia 26 com a realização do projeto Júri Simulado. 

Na quinta-feira (27), estivemos com a equipe da Coque Connecta, que está sediada na comunidade de Joana Bezerra, Recife-PE. Fomos recebidos pela Catharina Cunha, coordenadora do projeto “Talk nas escolas”, e pelo Marcone Ribeiro, Fundador da organização. Foi nos apresentado os resultados do projeto, e as estratégias para o cumprimento do contrato. De outro lado, pudemos conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pela organização e dialogar sobre o desenvolvimento sustentável de organizações sociais que atuam com a educação

Na sexta-feira (28), última visita, fomos recebidos no Centro Comunitário da Paz (COMPAZ), que é um equipamento social da Prefeitura de Recife e referência no Brasil de serviços socioassistenciais presentes em 4 regiões da capital pernambucana. O Compaz foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadã da Prefeitura do Recife. Recebidos pelo Secretário de Segurança Cidadã Murilo Cavalcanti e por Ana Campelo, Gestora Geral do COMPAZ Dom Helder Câmara, pudemos conhecer a estrutura e compartilhar nossos projetos. Há muita sinergia no que toca à promoção dos direitos humanos e à busca por justiça social. 

A realização das visitas técnicas compõe uma agenda humanizada de acompanhamento dos projetos que recebem investimentos do INW. É uma oportunidade de conhecer de perto e ouvir aqueles que queremos impactar com nossas ações sociais, como ressalta William Ruiz, Gestor do INW: “As visitas técnicas são fundamentais para a gestão eficiente dos projetos e do recurso aportado.  É uma forma de estarmos alinhados a cada passo, a cada etapa concluída. A experiência e trocas são únicas, pois é nesse momento que nós imergimos nas especificidades e complexidades que cada contexto de cada Organização Social nos traz.  É dessa forma que podemos andar juntos, compreendendo os desafios, buscando estratégias e soluções no horizonte e impacto da justiça social.”

Portanto, agradecemos a todas as Organizações Sociais parceiras, aos gestores e educadores, que realizam trabalhos incríveis e estão comprometidos com o empoderamento social de adolescentes e jovens que buscam oportunidades e acesso à educação de qualidade e ao mercado de trabalho. “É muito importante para nós do INW estar próximos das organizações que apoiamos. É nessa hora que reforçamos nossa missão com a justiça social, que buscamos formas de inovar e trabalhar cada vez mais no sentido de alcançarmos uma sociedade mais equitativa e justa”. Anne Wilians, CEO do INW.