Desvendar os direitos das mulheres e combater a violência doméstica

  • Categoria do post:Institucional

No dia 25 de maio, o projeto Compartilhando Direito foi oferecido pela segunda vez para 56 alunos do Centro Educacional Dom Bosco, localizada em Jaboatão dos Guararapes – PE, pelas profissionais voluntárias da Filial do Nelson Wilians Advogados em Pernambuco, as advogadas Morgana e Laísa, e a Thais e a Rafaela do time institucional.

O projeto Compartilhando Direito assim como o INW tem uma trajetória que privilegia o tema do  Direito da Mulher, porque enquanto Instituto compreendemos que essa é uma das pautas que nunca se esgotam, principalmente, quando buscamos impactar parte dos 40,2% da juventude brasileira que vive em situação de vulnerabilidade social, segundo a pesquisa e dados da Agência Brasil. 

Mesmo que nossa legislação tenha um papel fundamental para a garantia dos nossos direitos e da nossa vida em sociedade, sabemos que nem sempre falar sobre elas é algo simples e compreensível para todos e isso é determinante para que possamos acessar e reivindicar  nossos direitos humanos básicos. Segundo os estudos da Agência Brasil, durante a pandemia a violência contra as mulheres aumentou em 64,1%  comparado ao ano de  2019. 

Nesse sentido, o depoimento  da voluntária da Dra. Laisa diz muito sobre a ação social que o Compartilhando Direito assume frente a esse tema: “Participei por meio do INW do programa Compartilhando Direito e tive a oportunidade de palestrar na escola Dom Bosco, que faz um trabalho fantástico com jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Nós palestramos sobre violência doméstica, e posso dizer que o trabalho de ser voluntária como advogada é fantástico, porque podemos traduzir todo esse emaranhado legislativo, de uma linguagem muito difícil, para uma linguagem super acessível. O impacto é também na comunidade, porque isso será repassado. Desejamos empoderá-los, fortalecer a sociedade de seus direitos e esclarecê-los desse contexto. Isso não tem preço e estou muito feliz. Quero continuar participando para sempre. Obrigada ao NWADV e ao INW por essa oportunidade”. 

É com esse tom de agradecimento que registramos essa ação social do Compartilhando Direito em Pernambuco. Nós do INW estamos sempre atentos para que o projeto tenha impactos positivos na vida daqueles que atendemos, no desenvolvimento sustentável da sociedade  a partir da igualdade de gênero e  também para a trajetória dos voluntários que se engajam nessa  responsabilidade social

“Sabemos que os adolescentes e jovens são o futuro do nosso país e é exatamente por isso que buscamos alcançá-los através da Educação e Direito com temas tão importantes quanto esse, o Direito da Mulher, para que eles possam se empoderar e fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e com mais igualdade de gênero.” Anne Wilians, CEO do INW.