Iniciativas pela defesa da mulher durante a pandemia da COVID-19

  • Categoria do post:Institucional

A pandemia causada pela COVID-19 afetou a rotina de todas as populações. O INW participa de 2 iniciativas que pretendem viabilizar melhor qualidade de vida e reduzir a circulação de pessoas nas ruas, especialmente nesse período que a sociedade atravessa. 

Um deles é o Programa Conexão GTC Solidária, em parceria com o Grupo Taiz Campbell, que disponibiliza gratuitamente atendimento médico online via WhatsApp. As orientações não se restringem aos sintomas do Coronavírus. O número para atendimento remoto é (11) 97145-4911.

Já a força-tarefa JUSTICEIRAS está contribuindo com o enfrentamento do aumento de violência doméstica neste período de isolamento. As vítimas podem fazer contato pelo número (11) 9.9639-1212, e receberão orientação gratuita de mulheres voluntárias nas áreas jurídica, psicológica, socioassistencial, médica e rede de apoio. 

A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) disponibilizou uma cartilha com orientações às mulheres. Os temas abordados estão relacionados à saúde, cuidados na gestação, enfrentamento à violência doméstica no Brasil e no exterior, mercado de trabalho e dicas importantes para o cuidado pessoal.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública também disponibilizou a Nota Técnica “Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19”, que traz estatísticas sobre o aumento da violência doméstica durante o isolamento em diversas regiões do território nacional. O  conteúdo também pode ser acessado logo abaixo.