Cerimônia na capital paulista anuncia 100 Melhores ONGs de 2019

  • Categoria do post:Institucional

O prêmio Melhores ONGS chega à sua 3º edição em 2019, e reconhece a qualidade do serviço oferecido pelas organizações sociais em todos estados da Federação. No Brasil, são aproximadamente 300 mil ONGs registradas, o que pode dificultar o processo de escolha de empresas e cidadãos quando decidem atuar como apoiadores, doadores e voluntários. 

Por isso, o Guia Melhores ONGs reconhece iniciativas em todos estados, portes e áreas de atuação, com firmes critérios de gestão, planejamento e transparência. A iniciativa da premiação é do Instituto Doar, em parceria com a Rede Filantropia e a agência O Mundo Que Queremos, conta com apoio técnico da Consultoria Jr. Pública, da FGV SP, e tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil.

Para participar, as organizações se inscrevem gratuitamente e passam por análise técnica e isenta dos organizadores e parceiros. Com 40 critérios de avaliação, o objetivo maior é assegurar que as as instituições alinhem-se internamente com padrões mínimos de gestão e transparência. Aquela que alcança 80% de aprovação é certificada com o selo “Padrão Doar de Gestão e Transparência”, sendo que 400 organizações chegam à semifinal e participam da cerimônia de premiação das 100 Melhores ONGs de 2019, este ano realizada em 18 de novembro, no Teatro J. Safra.

“O selo Padrão Doar de Gestão e Transparência não se restringe a grandes e super estruturadas organizações . O importante é definir critérios que façam sentido no processo de crescimento de desenvolvimento de toda organização, com dados que podem ser observados e validados por qualquer uma delas. A certificação estimula e fortalece as organizações e a confiança dos apoiadores. É também um norteador para que elas alinhem seus objetivos, realizem diagnósticos e aperfeiçoem seus processos.” explica Marcelo Estraviz, o fundador do Instituto Doar, em webinar oferecido às organizações.

Desde sua fundação, o INW une forças com organizações sociais cujo valores convergem com os nossos. É com muita alegria que comemoramos o fato de organizações parcerias estarem entre as 400 semifinalistas e, também, na lista das 100 Melhores ONGs de 2019.

Clique aqui para conhecer as 100 organizações que se destacaram no alcance da transformação socioambiental que se propõem a realizar. Em breve, o Instituto Doar disponibiliza o Guia das Melhores ONGs de 2019.