Empreendedorismo é tema da abertura do Programa eZAPe!

  • Categoria do post:Institucional

Nos meses de fevereiro e março de 2019, o INW ofereceu um momento de diálogo e troca de experiências com as juventudes das Organizações da Sociedade Civil parceiras do instituto no Programa “eZAPe! Virtudes Empreendedoras.”

O encontro teve como objetivo a amplificação do diálogo sobre o engajamento de adolescentes e jovens em questões sociais, e a importância de se desenvolver competências socioemocionais oferecidas pela educação não-formal e requisitadas no mundo do trabalho.

A conversa foi facilitada pelo gerente de projetos sociais, William Ruiz que, com o pensamento de Paulo Freire, importante educador brasileiro, ressalta a necessidade de “empoderar a si mesmos, devolvendo uma consciência crítica sobre a realidade, bem como, desenvolver habilidade adormecidas pela atuação do meio em que vivem”.

Desenvolver competências para se tomar decisões bem sucedidas possibilita às juventudes uma nova visão de mundo, onde terão capacidade para lidar com suas próprias emoções, relacionar-se de forma saudável com os outros, disposição de colaborar e mediar conflitos e solucionar problemas. Essa temática tem sido recorrente em ambientes educacionais.

O diálogo com as juventudes foi dinâmico, participativo e formativo. Compartilhar experiências e construir saberes também dá condições para que o INW compreenda a realidade existente e sugira novos projetos que viabilizem uma educação de qualidade, equitativa e igual para todos.