INW investe em Inclusão Produtiva de jovens de Campo Grande e região

  • Categoria do post:Institucional

Campo Grande (MS) é um município com uma população estimada em 916 mil pessoas. Deste montante, apenas 33% da população estava empregada em 2019 (IBGE, 2019), portanto, 67% da população de Campo Grande encontra-se fora do mercado de trabalho formal.

O Brasil é atualmente um dos países mais desiguais do mundo e possui a maior geração de jovens da sua história, sendo quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, o que configura um quarto da população.

“Investimos em juventudes, pois eles têm o potencial de protagonizar agendas de desenvolvimento social, mas, para isso, precisam do apoio e incentivo. É necessário construir caminhos para que os jovens possam realizar seus potenciais individuais e coletivos, aprendendo, inovando, participando e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de seus territórios e país”, ressalta Anne Wilians, presidente do Instituto Nelson Wilians (INW).

O INW, braço de investimento social do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e Nelson Wilians Group (NWGroup), é uma organização social comprometida com a promoção do empoderamento social e da emancipação humana por meio de programas e iniciativas focados em Educação e Direito, fortalecendo o exercício da cidadania, a democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais.

Em Campo Grande (MS), o Núcleo de Recuperação de Crédito diferencia-se pelo atendimento especializado, proporcionando aos nossos clientes a criação da melhor estratégia, conforme especificidade de cada operação, objetivando – sempre – a efetiva e célere recuperação de créditos para a empresa; garantindo que cada estágio da cobrança seja realizado de forma segura, estritamente ética e alinhada aos preceitos jurídicos. A proposta é excluir da empresa a obrigação de cobrar os referidos créditos de seus clientes, evitando desgastes interpessoais e, ainda, proporcionando melhores resultados, tendo em vista a especialidade do escritório quanto ao tema.

Mais do que recuperar o crédito e trazer retorno financeiro aos nossos clientes, o NWADV investe em relacionamento para aproximar e ouvir as partes, na busca da melhor solução. Desta forma, ao invés de apenas realizar a cobrança, busca uma negociação eficaz, voltada para a realidade dos seus clientes e seus negócios.

Inclusão Produtiva

Para o INW, investir em Inclusão Produtiva é uma estratégia fundamental para o combate da pobreza e da desigualdade social garantindo, efetivamente, o exercício pleno da cidadania e a geração de trabalho e renda estáveis, duradouros e dignos para populações em situação de vulnerabilidade. De outro modo, garantir a inclusão produtiva de jovens contribui com a superação de situações crônicas e estruturais de exclusão social e econômica, tão presentes em nosso país. A falta de oportunidades para a juventude é demonstrada no fato de que 23% dessa população não está no sistema escolar e nem no mercado de trabalho (Atlas da Juventude, 2021). No que diz respeito à inserção no mercado de trabalho, dados apontam que 53% dos jovens não estão trabalhando e 4 a cada 10 jovens estão em busca de um emprego (CONJUVE, 2021). Além disso, a inclusão produtiva também fortalece empresas e setores do mercado que necessitam de talentos qualificados e preparados.

O que é o Potencialize?

O Potencialize oportuniza uma capacitação em Negociação para jovens, de 17 a 29 anos, da cidade de Campo Grande – MS e região, alinhando uma formação em habilidades para a vida profissional com o desenvolvimento de um currículo de capacitação na área de Negociação, correspondendo à uma demanda de mercado existente na região e promovendo e a inclusão produtiva de jovens inseridos em contexto de vulnerabilidade socioeconômica.

“Acredito que algo interessante no projeto foi a definição do nome Potencialize, no qual o objetivo é trazer mais potencial para o jovem, com relação a dignidade, ao trabalho, à família, visto que isso traz realização de sonhos e de ideais e, é justamente essa perspectiva que queremos transmitir para os jovens que participam desse curso”, acrescenta Dra. Giovanna Castellucci, sócia e diretora na filial Campo Grande – MS.


Abertura do projeto Potencialize

No último dia 6 de maio, foi realizado o primeiro encontro do projeto Potencialize, na filial NWADV Campo Grande. Na abertura, tivemos a recepção dos jovens, juntamente com um coffee. Em seguida, foi feita uma dinâmica de apresentação para interação entre os jovens e os mentores voluntários. Além disso, nesse encontro os educandos puderam entender como serão os próximos meses de aprendizado deles e mais detalhes sobre o curso, no qual serão capacitados em 5 temáticas principais: Negociação; Português; Conceitos fundamentais do Direito; Mercado de trabalho; e Criatividade e emoções na negociação.

O curso possui 27 horas de conteúdo, dividido em 7 módulos e será ministrado por profissionais da área, por meio de encontros presenciais e remotos. Além de contar com um programa de mentoria que conecta profissionais da área de Negociação que estão dispostos a compartilhar conhecimento, com os jovens engajados e dispostos a aprender sobre esse âmbito. A mentoria tem como objetivo garantir um percentual menor de evasão e a catalização de competências.

Sobre o Instituto Nelson Wilians

O Instituto Nelson Wilians é braço de investimento social da Nelson Wilians Advogados e da Nelson Wilians Group. A organização atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais existentes no país. Em 2022, foram mais de 64 mil pessoas impactadas diretamente com as ações promovidas pela organização.