INW e UNESCO debatem o papel do professor na recuperação da aprendizagem em meio à pandemia

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Em celebração ao Dia Mundial do Professor, comemorado em 5 de outubro, o Instituto Nelson Wilians e a UNESCO no Brasil, com o apoio da Folha de S. Paulo, realizam no dia 14 de outubro, a partir das 10h, o webinar “Desafios da carreira docente: professores no centro da resposta à educação”. O encontro virtual vai discutir ações conjuntas para a recuperação da aprendizagem, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, prejudicada em virtude da pandemia da Covid-19. A transmissão será realizada pelo canal da UNESCO no Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/user/unescoPortuguese.

O webinário contará com a participação da diretora-presidente e fundadora do Instituto Nelson Wilians, Anne Wilians; da Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; da professora universitária e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Claudia Costin; da doutora em psicologia pela Universidade de Paris VII, Bernardete Gatti; da professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gina Vieira; e da professora e coordenadora dos programas Ciências na Escola e Elas nas Ciências na Bahia, Shirley Costa.

Os participantes também vão discutir iniciativas para garantir que os docentes desenvolvam todo o potencial para lidar com o déficit pedagógico causado pela pandemia, bem como com o cumprimento da meta de educação global para 2030, estipulada pela ONU em 2015. Na ocasião, foram definidos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O ODS 4 destaca a necessidade de se “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Dia Mundial do Professor

O Dia Mundial do Professor foi instituído pela UNESCO, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e por outros parceiros em 5 de outubro de 1994, para comemorar o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores. Essa recomendação define os direitos e as responsabilidades dos docentes, bem como os padrões para a formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, treinamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem.