Compartilhando Direito

Voluntariado social: possibilita uma educação equitativa e de qualidade.

Compartilhando Direito

De acordo com a definição da Organização das Nações Unidas, o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Exercer o voluntariado social é ser ator social e agente de transformação, ou seja, um cidadão consciente e engajado, nas diversas realidades em situação de vulnerabilidade.

A Proposta

De outra maneira, cumprindo com a sua função social, o Nelson Wilians & Advogados Associados, possibilita ao Instituto Nelson Wilians o contato com excelentes profissionais, capacitados, comprometidos e engajados em causas sociais. Dessa forma, profissionais do NWADV prestam serviços voluntários em Organizações da Sociedade Civil parceiras do INW.

Com essa proposta, queremos transformar a sociedade através do engajamento pessoal, possibilitando crescimento humano e profissional, e promover o desenvolvimento de uma rede de pessoas solidárias, empáticas e responsáveis pelo meio em que vivem.

Acreditamos que todo ser humano é um voluntário em potência, ou seja, está intrínseco em cada pessoa o cuidado para com o outro. Contudo, precisamos aprimorar esse dom e desenvolvê-lo, para o mesmo não fique adormecido. Entendemos que estar engajado em causas sociais, que lutam pelos Direitos Humanos, tanto o voluntário quanto o indivíduos, estará se beneficiando com esse trabalho.

Assim, queremos possibilitar uma educação equitativa e de qualidade. Almejamos dar condições de que as comunidades em situações de vulnerabilidade social desenvolvam-se e sejam autônomas. E, desejamos contribuir com o crescimento humano e social de todas as pessoas, levando mais informação e conhecimento.

O Trabalho Voluntário

O trabalho voluntário é desenvolvido em organizações sociais que já possuem vínculo de parceria com o INW, com as seguintes propostas de atividades:

  • Palestra para a equipe de gestão e colaboradores sobre temáticas relacionadas ao mundo jurídico;
  • Palestra para adolescentes e jovens sobre temáticas do mundo jurídico ou temáticas multidisciplinares;
  • Workshop com adolescentes e jovens sobre temáticas relacionadas ao mundo jurídico ou temáticas transversais;
  • Mentoria para adolescentes e jovens que estão se preparando para o mundo do trabalho ou que possuem emprego;
  • Palestras para grupos de pessoas que envolvam temáticas correlatas as causas e a missão do INW;
  • Ações pontuais em eventos de organizações sociais;

Atividades Realizadas

  • Palestra sobre Direito de Acesso à Justiça para imigrantes e pessoas em situação de refúgio;
  • Palestra sobre Direito de Família para imigrantes e pessoas em situação de refúgio;
  • Workshop para adolescentes e jovens de cursos profissionalizantes sobre Direito Trabalhista;
  • Palestra para adolescentes e jovens sobre Empoderamento Social;
  • Palestra para adolescentes e jovens sobre Desenvolvimento de Competências Socioemocionais;

Apoio:
Nelson Wilians